Prefeitos do Cariri estudam cancelamento de festividades do São João por causa da seca

04/05/2012 09:19

 

Seca pode esvaziar São João
A tradição junina poderá ser prejudicada este ano na região do Cariri paraibano. Em virtude da seca, prefeitos de vários municípios já estão estudando a possibilidade de cancelar as festividades do São João, suspendendo shows e eventos. Segundo os prefeitos – que não quiseram se identificar – a seca está causando um grave problema em vários segmentos da sociedade.
 
Agricultores já chegaram a vender mais de 60% do rebanho de bovinos, caprinos e ovinos. “Não vale a pena investir recursos públicos em festas, enquanto suas cidades estão sendo castigadas pela seca”, comentou um dos políticos da região. Além dos rios secos, a plantação para agricultura de subsistência também está castigada. Outro problema enfrentado pelos moradores é a praga da cochonilha do carmim. Os insetos devastaram toda a palma forrageira da região, utilizada para alimentar os animais no período de estiagem.
 
Nesta quinta-feira (3), o governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou que a Paraíba pode está enfrentando a pior seca dos últimos 30 anos.
"Esse é um grande drama que a Paraíba enfrenta. Segundo um pesquisador nos repassou em Aracaju, essa pode ser a seca mais violenta dos últimos trinta anos", relatou.
 
Segundo Ricardo Coutinho, a estiagem já atinge 90% do território paraibano. E antecipou os investimentos emergenciais:
"Noventa por cento do território paraibano está sendo castigado pela estiagem, com perspectiva de seca que dura nove meses. Consegui R$ 2,117 milhões para comprar palmas, construir cisternas, barreiros e sistemas de abastecimento d´água. Mas precisamos de R$ 10 milhões, que já fui atrás do Banco do Nordeste para conseguir", finalizou.