Pepino e suas vantagens

18/07/2012 14:40

Além de ser um hidratante poderoso para seu corpo, previne prisão de ventre

Pepino
O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas. Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
 
O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
 
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
 
Sistema Digestivo
 
O alto teor de fibras do pepino mantém o funcionamento do sistema digestivo e, diferentemente de outros alimentos ricos em fibras, ele é balanceado com uma reserva própria de líquido. O seu consumo pode diminuir ou prevenir a prisão de ventre, causada em geral pela falta de ingestão de líquidos.
 
O alimento ajuda também em caso de diarreia, pois, além de reidratar, repõe minerais essenciais. O suco de pepino fresco ameniza acidez da indigestão. Os seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa, famosa por aliviar a irritação cutânea, é rica em vitamina C e ácido cafeico, que reduzem a inflamação.
 
Suco de Pepino
 
O suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco de pepino é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
 
Dica de consumo
 
O pepino vai muito bem em pratos como saladas, sopas frias ou cozidas, e em conservas. Deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece se torna fibroso, perde a crocância e as sementes ficam duras e ásperas. Para saber se está no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante.
 
Foto Ilustrativa