Paraíba vence etapa nacional do Prêmio MPE Brasil

26/03/2012 14:53

 

roval_400
A farmácia de manipulação paraibana Roval, de João Pessoa, foi a vencedora nacional da categoria 'Comércio' do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil - 2011). As empresas vencedoras da etapa nacional da premiação foram conhecidas na noite desta sexta-feira (23), em solenidade realizada em Brasília. É a primeira vez, desde o início do prêmio, em 2003, que uma empresa paraibana disputa e ganha o troféu nacional.
 
De acordo com a gestora estadual do Prêmio MPE Brasil e analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, a premiação da Roval, em nível nacional, representa um grande marco na história das micro e pequenas empresas paraibanas. “O Prêmio reconhece os melhores modelos de gestão do país e a Paraíba foi reconhecida com o melhor e mais eficiente na categoria Comércio. É uma grande responsabilidade para o Estado, somos vitrine para outras MPEs de todo o Brasil”, destacou.
 
Cláudia Pereira acrescentou ainda que a partir do dia 2 de abril estão abertas as inscrições para o Ciclo 2012 do Prêmio MPE Brasil. “Nos anos anteriores, os vencedores estavam concentrados nas regiões sul e sudeste. Este ano a Paraíba e outros estados no Nordeste venceram na etapa nacional, isso representa um passo muito importante para empresas da região”, ressaltou. Os interessados em participar da próxima edição da premiação podem acessar o site www.premiompe.sebrae.com.br a partir da próxima segunda-feira (2).
 
O prêmio MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau. O objetivo é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. Em todo o Brasil, foram inscritas mais de 58 mil empresas. A cerimônia de premiação acontecerá nesta sexta-feira, em Brasília, a partir das 19h, e terá transmissão ao vivo pela internet.
 
Escolhidas entre 143 empresas de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, as vencedoras foram avaliadas por 66 examinadores voluntários. O processo de avaliação considerou a análise da qualidade da gestão, da capacidade empreendedora do empresário e dos resultados alcançados por essas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ.
 
Ao todo, a edição 2011 do MPE Brasil contou com mais de 58 mil empresas e bateu recorde de participação: 32 mil candidatas preencheram o questionário de autoavaliação da gestão, número 43% superior ao do ano anterior.
 
Além da Farmácia Roval, mais nove empresas de todo o país conquistaram o reconhecimento nacional nas categorias indústria, serviços, saúde, educação, agronegócio, turismo e tecnologia da informação, além de destaques em responsabilidade social e inovação.
 
Sobre a Roval
 
A Roval investiu em capacidade de planejamento e controle para assegurar excelência e segurança nos processos que envolvem a manipulação dos medicamentos. Desde 2001, o empreendimento possui a certificação ISO 9001. Internamente, a farmácia promoveu a criação de um Comitê de Gestão para que fosse possível delegar e dar autonomia à equipe, de modo a visualizar resultados de forma mais satisfatória, elevando também a capacidade de planejamento do negócio.
 
Empresas vencedoras do Prêmio MPE Brasil 2011
 
Destaque em Responsabilidade Social: Segvida (MG)
 
Destaque em Inovação: Lacerta Consultoria Ambiental (BA)
 
Categoria Comércio: Roval Farmácia de Manipulação (PB)
 
Categoria Turismo: Hotel de Lençóis, (BA)
 
Categoria Serviços: Megasult (PR)
 
Categoria Serviços de Tecnologia da Informação: Accion (PR)
 
Categoria Serviços de Saúde: Agroindustrial Extrema (RN)
 
Categoria Educação: Escola Técnica Dama (SC)
 
Imagem: Ilustrativa