Mutirão promovido por empresa revitaliza casarões históricos na PB

02/06/2012 00:11

Mais de 250 pessoas participaram do mutirão da pintura no Centro Histórico (Foto: André Resende/G1)

 

O Centro Histórico de João Pessoa, mais especificamente a Praça Antenor Navarro, foi tomada por um mutirão de pintores e colaboradores na tarde desta sexta-feira (1º). Isto porque a capital da Paraíba foi uma das cidades escolhidas pela empresa Coral para receber o projeto “Tudo de cor para você”, que tem como objetivo a revitalização de prédios históricos em todo o Brasil. A madrinha do projeto, a cantora Daniela Mercury, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e o presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina, Jaap Kuiper, arregaçaram as mangas e ajudaram na pintura dos casarões do Centro Histórico.
 
O presidente da AkzoNobel, grupo holandês que representa a Coral desde 2008, Jaap Kuiper ressaltou que a região Nordeste merece uma atenção especial da empresa. “Colocar em prática a nossa missão de levar, por meio das cores, alegria para a vida das pessoas é a nossa maior motivação. É o que nos impulsiona para seguir com este, que é o maior projeto socioambiental da Coral. Além disso, o Nordeste é uma região de extrema importância para o nosso mercado. Não por acaso essa já é a 5ª edição do Projeto na região”, explica.
 
Ainda de acordo com a assessoria da Coral, o projeto, que teve início na tarde desta sexta, ainda precisará de pelo menos mais uma semana para finalização dos acabamentos dos prédios revitalizados. O prefeito da capital, Luciano Agra, comentou que não basta apenas revitalizar os edifícios históricos, é preciso fazer com que eles passem a ter uma finalidade.
 
"Antes deste trabalho pensamos em um projeto habitacional para dar vida a estes prédios, mas por conta de eventuais problemas no planejamento, iremos usar estes locais para oferecer serviços à população de João Pessoa”, explicou Agra. Daniela Mercury, que também estava entre os pintores, foi a mais assediada pelos fãs e curiosos que passavam pelo Centro Histórico. Até um dos fã-clubes da cantora, “O canto da rainha”, de Recife, esteve presente no evento.
 
 Conforme informou a empresa Coral, o projeto que foi iniciado em João Pessoa há cerca de uma semana, contou com a participação de mais de 250 pessoas, envolvidas diretamente somente na pintura dos prédios. Na capital paraibana foram usados cerca 5 mil litros de tinta e mais de 70 cores nos locais escolhidos. Além de promover a pintura dos prédios históricos, a Coral capacitou 30 moradores de João Pessoa que não tinham ocupação para se tornarem pintores e participarem do mutirão da pintura. De acordo com a Coral, mais de 40 imóveis serão pintados por meio do proheto em João Pessoa. 
Um show da cantora baiana e madirinha do projeto, Daniela Mercury encerrou a ação da empresa nesta sexta-feira (01), às 19h com um show no Busto de Tamandaré, na orla de João Pessoa.
 
G1 Paraíba
Foto: André Resende