Marcha das Vadias será no próximo dia 9 no centro de JP

31/05/2012 14:01

 

A capital pessoense terá a Marcha das Vadias, dia 9 de junho. A concentração será na Lagoa, a partir das 9h00. A marcha é um protesto contra o abuso sexual contra as mulheres. Manifestantes defendem que as vestimentas femininas não são motivos para justificar estupros. Pesquisa recente mostra que cerca de 15 mil mulheres são estupradas por ano.
 
Em São Paulo, na Avenida Paulista, mulheres com saias curtas, de salto alto e até só de calcinha e sutiã se reuniram no último dia 4, na Praça dos Ciclistas, para uma manifestação inusitada: a Marcha das Vadias. A ideia da manifestação surgiu após um policial afirmar, durante uma palestra em uma universidade em Toronto, no Canadá, que as mulheres deveriam parar de usar roupas de vadias (ou slut, em inglês) para evitar estupros. A primeira marcha foi abril de 2011. No mesmo ano, em junho, a versão brasileira ocorreu em São Paulo.
 
Fora do Brasil o evento já aconteceu em Los Angeles, Chicago, Buenos Aires e Amsterdã. No Brasil as cidades de São Paulo, Vitória, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Pelotas, Florianópolis entre tantas outras, foram palcos da marcha.
 
Tambaú 247 / Jãmarrí Nogueira
Foto: Divulgação