Luciano e Cícero disputarão segundo turno em João Pessoa

07/10/2012 20:29

 

Luciano Cartaxo e Cícero Lucena vão disputar o segundo turno (Foto: Montagem/G1)
A eleição para prefeito de João Pessoa será decidida no segundo turno entre Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB). De acordo com a Justiça Eleitoral, Cartaxo recebeu 142.158 votos, o que equivale a 38,32% dos votos válidos. Já Cícero Lucena obteve 75.170, correspondente a 20,27% dos votos válidos.
 
Mais votado neste domingo (7), Luciano Cartaxo não aparecia entre os favoritos no início da campanha eleitoral. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada em agosto, ele aparecia na terceira posição. No entanto, um mês depois ele subiu 15 pontos e passou a liderar a pesquisa de intenções de voto. Atualmente deputado estadual e já tendo ocupado o cargo de vice-governador da Paraíba, Cartaxo montou uma aliança incomum com o PPS, adversário ferrenho do PT, que indicou Nonato Bandeira como vice na chapa. O petista também ganhou o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido), depois que ele pediu desfiliação do PSB.
 
A relação com Agra acabou sendo responsável pela maior polêmica da campanha de Cartaxo, o candidato foi acionado judicialmente pelos principais adversários sob a acusação de ter coagido funcionários públicos junto com o prefeito após a divulgação de um vídeo na internet, em que os dois aparecem reunidos com agentes de saúde.
 
Primeiro-secretário do Senado Federal, Cícero Lucena já administrou João Pessoa por dois mandatos e após oito anos tenta voltar ao cargo de prefeito. Desde o início da campanha eleitoral, o candidato tucano era considerado um dos favoritos para conquistar a prefeitura da capital paraibana, tanto que sempre figurou entre os líderes das pesquisas de intenção de voto.
 
Cícero pautou grande parte da sua campanha na comparação entre o que foi feito durante sua gestão e as ações da atual administração e algumas vezes estadualizou o seu discurso fazendo críticas ao governador, e seu sucessor na prefeitura, Ricardo Coutinho (PSB). A escolha de Ítalo Kumamoto (PSC) como candidato a vice-prefeito criou um problema para Cícero, pois a direção estadual do PSC questionou a legalidade da aliança feita pela diretório municipal e brigou na Justiça Eleitoral para unir o partido a Luciano Cartaxo. Cícero acabou saindo vitorioso da disputa no TRE.
 
G1 Paraíba