Lindo gesto: Centro de Zoonoses de João Pessoa consegue lar para 80 animais

19/05/2012 10:21

 

Estudante Amanda Wassermann com a gata Marie na feira de adoção do Zoonones em João Pessoa, Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
Pelo menos 80 cães e gatos que estavam desabrigados ou vivendo no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses em João Pessoa conseguiram um lar após a feira de adoção promovida pelo órgão, na sexta-feira (18). “Já estava querendo ter um animal. Passei por aqui e estava acontecendo a feira. Queria um cachorro, mas todos já haviam sido adotados”, disse Givaldo Oliveira que acabou adotando a gata Frajola. Givaldo que é deficiente visual disse que quem escolheu o animal foi a esposa. “Ela gostou da cor clarinha da gata”, disse.
 
Pelo cronograma do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses estão programadas quatro feiras deste tipo para este ano, mas foi necessário realizar um evento extra. “Estávamos com muitos animais adultos e filhotes. Por isso resolvemos fazer uma feira extraordinária para dar sobrevivência para esse animais”, disse Nara Arruda, chefe da seção de controle de vetores. De acordo com Nara, vieram "pais" adotivos da capital e ainda de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa.
 
A feira começou às 8h30 e já tinha cerca de 60 animais, mas ao longo do dia apareceram pessoas para deixar mais bichos para adoção e esse número aumento. Foi o caso do funcionário público Anderson Soares que quando chegou em um sítio no Conde teve uma surpresa. O caseiro tinha se mudado e “esqueceu” de levar a cadela Catarina com seus quatro filhotes. Sem saber o que fazer com os animais, Wedesn Silva que é amigo de Anderson se lembrou que viu na televisão uma matéria sobre a feira de adoção de animais. Já no final da feira, quando não tinha mais nenhum cão para adotar, a dupla chegou com os filhotes e a cadela. Em questão de segundos, apareceram pessoas interessadas em adotar os filhotes, mas não houve a mesma alegria para adotar Catarina, uma cadela adulta que está debilitada.
 
A veterinária Suelem Almeida explicou que a preferência dos “pais” adotivos é por cães.  “Os gatos são mais discriminados. Caso cheguem 50 gatos, por exemplo, apenas cinco são adotados. Já com cães é diferente. Caso cheguem 50 cães, 40 são adotados”. Mais para sorte dos bichanos existem pessoas como a estudante Amanda Wassermann que se diz uma apaixonada por gatos. Tanto é que ela adotou a Marie, uma gata de três meses, que vai fazer companhia para a gatinha Suzy. “Eu amo gatos desde pequena”, disse a estudante. Ela mora com o pai em Recife e está passando o fim de semana na casa da mãe. No momento da adoção a estudante ligou para a mãe para informar sobre a mais nova integrante da família, mas o pai só vai saber da novidade quando Amanda e Marie chegarem em Recife. “Não vai ter problema não”, disse a estudante.
Filhotes de cães em feira de adoção de animais em João Pessoa, Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
Ela disse ainda que essa já sua segunda adoção, a gatinha Suzy ela achou na rua e levou para casa. “Eu acho que não faz sentido comprar um animal com tantos por aí para serem adotados”, disse a jovem que tem como sonho "ganhar bastante dinheiro para poder adotar diversos animais e dar qualidade de vida para cada um deles". A veterinária Suelem disse que às 18h30 todos os animais expostos tinham sido adotados. Até a Catarina conseguiu um lar. “Com certeza a feira foi um sucesso”, disse.
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, no bairro dos Bancários, próximo à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218- 9357.  
 
G1 Paraíba
Foto: Inaê Teles