Estação digital é inaugurada na bica

13/10/2012 09:22

 

O Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), ganhou um reforço nesta sexta-feira, Dia das Crianças, com a inauguração de uma Estação Digital. Com mais essa ação, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), chega a 32 telecentros instalados na cidade, promovendo inclusão digital em vários bairros pessoenses.
 
São 11 computadores com acesso gratuito à internet e que já estão à disposição da comunidade e visitantes do Parque de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telecentro ocupa uma sala do Cepam, localizado no prédio da antiga Escola do Meio Ambiente, após o recinto dos leões.
 
O prefeito Luciano Agra participou da inauguração e fez questão de ressaltar a importância da tecnologia na preservação do meio ambiente. Segundo ele, faz parte do projeto geral do parque zoobotânico dotá-lo de atrativos e recursos para que todos que se interessam por essa preservação tenham o suporte necessário. “Tecnologia e meio ambiente podem parecer temas antagônicos, mas é o contrário: ferramentas como esssa vêm para salvar a humanidade, e não para destruí-la”, ressaltou o prefeito.  
De acordo com o titular da Secitec, Sales Dantas, o grande objetivo da ação é contemplar os visitantes da Bica, além de auxiliar as pesquisas que acontecem no Cepam. “Na próxima etapa do projeto, vamos promover cursos de informática para a comunidade que vive próxima à Bica. É um projeto que vai agregar e diminuir e exclusão dos mais humildes com o mundo virtual”, disse.  
 
Segundo o diretor do Cepam, Daniel Bandeira, a necessidade do telecentro foi constatado por meio de visitas à comunidade do entorno, nas quais eles puderam comprovar que a população não tem acesso à internet. “A partir de agora, vamos atender a essa população carente e também colaborar com as nossas pesquisas ambientais via internet”, disse.
 
Quem gostou da novidade foi o escoteiro Felipe da Costa Vasconcelos, de apenas 6 anos. Uma vez por semana, Felipe vai à Bica para participar das atividades do Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso. Ele conta que está animado para usar a sala e já pensa em ficar mais tempo que o habitual no parque.
Acesso – Nesta primeira fase, a Estação Digital da Bica ficará à disposição da população apenas para pesquisas e uso geral. Conforme explicou Dantas, cursos de informática básica e internet serão realizados num segundo momento do Programa Municipal de Inclusão Digital para a Cidadania.
 
O telecentro foi montado com recursos da PMJP, que adquiriu netbooks para modernizar e ampliar o número de Estações Digitais na cidade. Até o final deste ano, está prevista a inauguração de mais oito estações, entre telecentros montados com recursos da PMJP e frutos de convênio com o Ministério das Comunicações. A ideia é que todos os bairros de João Pessoa sejam contemplados com essa ação de qualificação e inserção digital.
 
Secom