Estação Cabo Branco apresenta espetáculo ‘Fragmentos de um sol quente’

13/10/2012 09:15

 

O espetáculo “Fragmentos de um sol quente”, baseado no painel “No reinado do sol” (2008), de Flávio Tavares, será apresentado nestas terça (16) e quarta-feira (17), às 20h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada custa um quilo de alimento não-perecível.
 
Escrito e dirigido por Flávio Melo, a peça é fruto de um curso de formação em artes cênicas que teve a participação dos 22 atores em cena. O espetáculo conta com o apoio da Secretaria de Educação do Município (Sedec), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes).
 
“Fragmentos de um sol quente” foi inspirado no texto “Manaíra e Tambaú”, de autoria de Antônio dos Santos (Chuá), e conta a história da fundação da cidade de João Pessoa a partir do romance proibido entre dois jovens indígenas de tribos inimigas: a potiguara Manaíra e o tabajara Tambaú. Daí em diante, uma sequência dos principais episódios da história paraibana é encenada, como o Massacre de Tracunhaém, a independência da colônia, a expulsão dos holandeses e todo o itinerário que nos leva do passado (à esquerda do painel) para os tempos mais atuais (à direita, onde se situa a cidade crescida arquitetonicamente, os casarões e festas de rua).
 
A ideia da peça, segundo Flávio, não era fazer uma adaptação fiel da narrativa do painel, mas trabalhar de forma livre sobre as referências pictórica e literária. Por isso ele justifica haver quebras cronológicas no recorte histórico, bem como na dramatização de apenas algumas personagens presentes na pintura, como Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo, Manuel Caixa d’Água e a famosa Vassoura. “Os atores entram e saem de cena como uma tela em branco, que de repente vai ganhando vida”, explicou o diretor, que também é professor de teatro.
 
O próprio Flávio Tavares está representado de duas formas: na de pintor, preocupado porque esvaziado de ideias (Fagner Ribeiro), e na de inconsciente materializado de menino (Rodrigo Batista), cheio de inspiração e criatividade. Os dois formam a genialidade que culmina na criação de “No reinado do sol”.
 
Para Fagner Ribeiro, tem sido uma experiência enriquecedora e, ao mesmo tempo, desafiadora participar desse espetáculo, por se tratar de uma obra muito complexa. “Além de fazer um relato histórico e geográfico atemporal, a peça apresenta personagens que marcaram a mente de muitos pessoenses”, acrescentou.
 
Sobre o diretor – Flávio Melo é graduado em Educação Artística pela Faculdade Marcelo Tupynambá (SP), dirigiu os espetáculos “Valsa n° 6” (1991), “Ratos de esgotos” (1992), “Prêt-à-porter” (1998), “No amanhecer da noite” (2003) e “As Meninas” (2009). Atuou em “Cinco bulas sem contraindicação” (1993), “Pequenos burgueses” (1996), “Gol Anulado” (1997), “Prêt-à-Porter” (1998), “Fragmentos Troianos” (1999), “Achados e perdidos” (2000), “No amanhecer da noite” (2003), “A fantástica peregrinação do coronel atrás de um rabo de saia” (2008), “Paixão do Menino Deus” (2009), “Os sete mares de Antônio” (2010) e “Divino calvário” (2011).
 
SERVIÇO Espetáculo “Fragmentos de um Sol Quente” Diretor: Flávio Melo Data: terça-feira (16) e quarta-feira (17) Hora: 20h Local: Auditório da Estação Cabo Branco Fones: 3214.8270 – 3214.8303 Entrada: 1 kg de alimento não-perecível Informações: 3214-8270 / 3214-8303 Twitter: @estacaocb Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
 
PB Agora com Assessoria