Encerradas as buscas pelos náufragos desaparecidos

18/10/2012 10:42

 

Polícia Rodoviária Federal utilizou dois helicópteros nas buscas que duraram todo o domingo (7) (Foto: Divulgação/PRF)
As buscas pelos dois homens desaparecidos após o naufrágio do barco pesqueiro Horizonte 2, entre a costa da Paraíba e de Pernambuco no último dia 3 de outubro, foram encerradas nesta quarta-feira (17).  Ao explodir, a embarcação contava com nove tripulantes, sete deles foram resgatados com vida no Litoral Sul da Paraíba, e o barco foi encontrado no Rio Grande do Norte.
 
De acordo com o capitão dos portos da Paraíba, Victor Jeronimo, a decisão pelo fim das buscas passou pela pequena probabilidade de sobrevivência dos dois desaparecidos, Rivaldo Soares de Souza Lima, engenheiro de pesca, e Flávio da Cunha Patriota, pescador. As buscas por parte do Corpo de Bombeiros já haviam sido encerradas há uma semana.
 
O comandante da Capitania dos Portos da Paraíba explicou que dificilmente um ser humano sobrevive mais que uma semana sem água, cenário que os dois desaparecidos provavelmente enfrentaram após o naufrágio. As buscas realizadas pelos mergulhadores da capitania superaram os sete dias. “Se estabelece um tempo mais que razoável para se encontrar alguém vivo, quando este tempo passa a probabilidade é muito pequena. Se você andando numa praia durante mais de uma semana sem água o cenário não é dos melhores, no meio do mar, sem água, passa a ser pior. Ainda levando em consideração o fato da hipotermina”, comentou o capitão. Conforme afirma o Major Erik Oliveira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, diante das condições enfrentadas pelos desaparecidos, a sobrevivência estipulada é de quatro dias. “A área de busca era ilimitada e como não há registro de sobrevivência de desaparecidos por mais de quatro dias, encerramos as buscas na última quinta-feira (11). Fizemos buscas durante sete dias”, explicou Oliveira.
 
Os destroços do Horizonte 2 foram encontrados no último dia 10 de outubro, na costa do litoral do Rio Grande do Norte, a 1,6 km da praia da Pipa em Tibau do Sul, no Litoral Sul potiguar. No dia 11 de outrubro, os mergulhadores da Capitania dos Portos da Paraíba chegaram até o barco naufragado e constataram que não havia nenhum corpo a bordo. O Horizonte 2 pertencia a empresa Pronaval, com sede em Pernambuco. O proprietário do pesqueiro, chamado José Carlos, contou ao G1 que os funcionários são pescadores profissionais de atum.
 
Naufrágio
O naufrágio aconteceu na noite da quarta-feira (3) na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Os homens teriam percorrido aproximadamente 40 km até conseguirem chegar em praias do Litoral Sul paraibano. Um deles foi encontrado na Praia de Tambaba, quatro foram resgatados em Praia Bela e dois na Praia de Pitimbu. A explosão de um botijão de gás causou o naufrágio do barco que tinha cerca de 16 metros e era tripulado por nove pessoas. 
 
G1 Paraíba