Eleitores enfrentam filas gigantescas para conseguir resolver problemas junto à Justiça Eleitoral

09/05/2012 10:43

fila

 

Quem optou por regularizar a situação junto ao Cartório Eleitoral nesta quarta-feira,9, último dia estabelecido no Calendário da Justiça Eleitoral, já sabia que uma enorme fila estaria a sua espera. Pensando nisso, muitos eleitores resolveram madrugar para garantir o atendimento mais rápido. O problema é que muitos pensaram o mesmo, e desde às 5h30h desta quarta, bem antes da abertura do cartório, as pessoas  já se concentravam em filas imensas de cruzar quarteirão.
 
Na terça, o tempo médio de espera, segundo os próprios eleitores, foi de 2h até conseguir o atendimento. Para dar conta do serviço, uma equipe de 55 servidores estão em esquema de plantão. O expediente foi estendido e será encerrado às 19h. No último dia do prazo, o Cartório Eleitoral de João Pessoa, localizado na Rua Odon Bezerra, no Tambiá, planeja atender 2.5mil pessoas.
 
Quem não regularizar sua situação eleitoral, fica impossibilitado de tirar CPF e passaporte, realizar concurso público, retirar empréstimos junto a instituições financeiras, e até mesmo de se matricular em instituições de ensino superior.
 
Documentação
 
O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Carteira de habilitação e passaporte não serão aceitos para identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para obter o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço. Na manhã desta quarta-feira, a fila junto ao Cartório Eleitoral alcançou 1,5km. Eleitores se aglomeram na Rua Odon Bezerra, mas fila já contorna Rua Santo Elias, fazendo o entorno no quarteirão.
 
Foto: Walla Santos