Eleições 2012: Conheça as propostas do Pe. Severino (PT) para o Conde

17/09/2012 14:09
A cidade de Conde está localizada na região metropolitana da capital, João Pessoa. Cerca de 20 km de distância. Segundo dados do IBGE 2012, a cidade tem 22.154 habitantes distribuídos em uma área de 173 km². O município é a porta de entrada para as praias mais famosas do litoral paraibano, Jacumã, Tabatinga, Praia do Amor, Coquerinho, Carapibus e inclusive a famosa praia de naturismo, Tambaba e atualmente é administrada pelo prefeito Aluísio Regis (PMDB).
 
O Portal Conexão PB está realizando ‘Rodada de Entrevistas’ com candidatos a prefeito de dois municípios paraibanos. Conde foi a primeira a ser sorteada, logo em seguida será a cidade de Cabedelo. A segunda entrevista foi com o Padre Severino (PT), coligação: Agora é a vez do povo.
 
Ele expõe suas propostas nas áreas de Educação, Segurança, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte, Desenvolvimento Urbano e ainda responde as perguntas feitas por internautas.
 
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
 
 
EDUCAÇÃO
 
Portal Conexão PB: Candidato sabe-se que a educação é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer indivíduo seja qual for o seu meio social. A cidade tem escolas da rede municipal e da rede estadual de ensino, nelas, são fornecidos diversos programas de educação do governo federal, como o ‘Mais Educação’ e outros. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade de educação dos Condenses?
 
Candidato: Em primeiro lugar, a educação é essencialmente importante para a construção de uma sociedade, para que esta se desenvolva e tenha progresso. Todos os países do mundo que investiram em educação superaram suas crises econômicas, sociais e até melhoraram seus índices educacionais. O Conde, que faz parte da região metropolitana tem 22 escolas municipais e 2 estaduais. É preciso se fazer um trabalho muito sério primeiro, vamos ampliar aqueles programas já existentes, trazer os que faltam, e em seguida queremos equipar essas escolas, dar condições aos professores; por exemplo, um professor que não tem como instrumento, um computador, está muito aquém do que se quer hoje, precisamos então valorizar a categoria dos docentes, e queremos, além disso, fazer com quem a escola tenha um espaço para recreação dos alunos, um laboratório, uma quadra, queremos ainda, além disso, envolver a escola, a família, valorizar os conselhos e, trazer o projeto da escola integral, elevar o índice de desenvolvimento conforme o MEC propõe e dar a escola rural, a mesma decência que queremos pra cidade, e no Conde, especificamente, a construção da Escola Noêmia Alves, que está espalhada há quase 8 anos em pedaços.
 
SEGURANÇA
 
Portal Conexão PB: Nos últimos meses, a cidade de Conde vem sendo destaque nas páginas policiais dos principais jornais do estado, somente no mês de agosto foram registrados na base de 4 homicídios, todos com vítimas, possivelmente envolvidas com o tráfico de drogas. No início deste mês, o destaque foi para um jovem de 16 anos, executado a tiros. Quais são as medidas que o senhor tomará para intensificar e inibir a violência na cidade se for eleito?
 
Candidato: Olha, diante do problema, eu volto à educação, se a gente não envolve uma escola de qualidade, e não desenvolve uma cultura de qualidade, onde essa juventude esteja ocupada, a exemplo do que se tem aqui, os grupos folclóricos, da arte, da pintura, do teatro, e se não trouxermos a juventude para o estudo, para tomar gosto por um curso, uma formação, por uma escola técnica, etc. Por exemplo, porque não valorizar o esporte, e as modalidades, masculina e feminina, se a cidade nem praça tem área de lazer decente não existe, eles estão aí à deriva, à deriva de que? Da ociosidade, e aí é fácil ser presa daqueles que lucram com o tráfico de drogas, e consequentemente é a família quem está perdendo, então, valorizar a família, cuidar da família, de sua saúde, de sua formação, de sua educação de modo integrado ao todo, a gente vai prevenir, e além da prevenção a gente quer também valorizar os pequenos centros. O poder público, também tem um centro a ser desenvolvido, para a recuperação daqueles e assim tirar o Conde das manchetes negativas da Paraíba e do Brasil.
 
 
SAÚDE
 
Portal Conexão PB: Nossa redação recebeu várias reclamações em atendimentos em PSF (Posto de Saúde da Família) na cidade de Conde. Falta de médicos e superlotação causa vários transtornos, segundo os usuários destes serviços oferecidos pelo SUS que é coordenado pela secretaria de saúde do município. O que será feito em relação a esse problema na cidade se o senhor for eleito?
 
Candidato: O SUS é um projeto do governo federal, existem verbas, as prefeituras são os receptores das verbas federais, só precisa que estas sejam aplicadas de um modo coerente, transparente. Precisamos ampliar o PSF, estendê-lo, fazer extensões, por exemplo, uma comunidade como Paripe, onde o atendimento do médico se dá dentro de uma igreja, e isso é um absurdo, onde falta uma ambulância equipada e em condições, o problema dos acessos. Queremos, não somente na cidade, mas na zona rural, em Jacumã, cuidar da saúde do povo, reabrir o Hospital Nossa Senhora de Fátima, uma maternidade, onde as crianças possam nascer na nossa terra, é preciso cuidar da saúde do idoso, da criança, também há programas federais para esse fim, e depois a contrapartida do município, equipes médicas competentes, de enfermagem, além dos agentes comunitários de saúde, que precisam também estar equipados, o SAMU que possa ser ampliado. O Conde, em momentos do ano recebe uma super população, diga-se em Jacumã, em períodos de veraneio, feriadões e carnaval. Precisamos realmente e vamos fazer: garantir saúde de qualidade, para isso é claro que outros elementos influem como a questão alimentar, aí entra a questão da agricultura familiar, as campanhas educativas, de higiene, se não tem saneamento básico, se não tem limpeza pública na cidade, você está contribuindo para um mal estar e que vai atingir a certas pessoas, se a gente não tem um matadouro público construído e a carne é exposta na sexta-feira a tarde de qualquer jeito, está comprometendo a saúde, a prevenção é feita cuidando da cidade, da limpeza e higiene da feira, das campanhas em torno das crianças, do idoso, da família, dar a assistência de qualidade, garantir o remédio a ser distribuído em tempo real na comunidade.
 
INFRAESTRUTURA
 
Portal Conexão PB: Sabemos que a cidade está carente de calçamento, mais da metade das ruas do município não tem pavimentação, ou seja, prejuízos a motoristas que trafegam na cidade constantemente. A situação se torna pior em tempos de chuvas, com buracos, lama, etc. já em tempo de estiagem, a poeira toma conta das vias e causando até problemas de saúde em moradores da região. O que será feito para resolver este problema?
 
Candidato: A cidade de Conde, o distrito de Jacumã e outras localidades como Mituaçú, Pousada, que é o bairro aqui das indústrias, o Gurugí, e, sobretudo a sede do município de Conde. A Vila de Conde virou cidade, este ano faz 49 anos, ela não foi projetada, não foi preparada, se não prepararmos essa cidade para mais 50 anos, o que será dela? Ela cresce desordenadamente, e não somente aqui; é um problema urbano de qualquer lugar que precisa de um plano piloto. Queremos primeiro ampliar nossa cidade, garantir o seu crescimento ordenado, precisamos redescobrir o lugar onde possamos construir uma praça, hoje precisamos fazer um mercado novo, ampliado, garantindo mais espaço para o povo poder fazer a feira, participar, vender e comprar. Precisamos garantir as vias da cidade bonitas, fazer o seus calçamentos, e não somente aqui, é Jacumã, é Gurugi, é Pousada, e as agro vias que precisam do mínimo de urbanismo. A entrada de Conde precisa de uma chegada decente, já nos encanta os eucaliptos, mas falta segurança, faixa para pedestres, a possibilidade de uma ciclovia, falta iluminação, uma coisa muito simples, garantir as paradas de ônibus com abrigo, nossa cidade tem tudo pra ser ainda mais bonita, para isso, é preciso cair em campo. Vamos dar a este município, a dignidade e garantir que ela possa ser uma cidade feliz onde as pessoas tenham orgulho de viver.
 
CULTURA
 
Portal Conexão PB: Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Atualmente a cidade não sedia nenhum evento cultural, seja em praça pública ou até mesmo no único teatro. O que será feito em relação à valorização de grupos e movimentações culturais no Conde?
 
Candidato: O Conde tem uma grandeza cultural muito distinta. Somos um município que de um lado temos a cidade de Conde, temos a praia com o turismo, temos ainda comunidades específicas, as quilombolas, Mituaçú e Gurugi, onde você tem a riqueza da cultura que é própria dos nativos, o coco de roda, a lapinha, temos a ciranda, e temos ainda o grupo JACOCA, uma criação bonita obra do professor Iveraldo e da professora Iracema, queremos desenvolver um grupo JACOCA mirim, temos a riqueza das quadrilhas juninas. Queremos proporcionar, uma festa de são João com um festival de quadrilhas, com a música regional, dando a essa juventude festas de qualidades, organizadas, o povo da gente gosta da festa, e ela deve ser feita com propriedade, além disso, noites culturais, atrair festivais de música, vamos reabrir a escola de música da cidade do Conde, reabrir o nosso teatro com qualidade, criar um teatro em Jacumã, pensar naqueles que vem como turistas. Temos que ter condições de oferecer um domingo, ou dias de semana com eventos, e para isso a gente quer resgatar o calendário cultural festivo considerando os momentos cívicos e até religiosos, dados aos evangélicos e católicos os seus momentos, a exemplo das festas dos padroeiros das comunidades, além dos momentos, digo, primavera, verão, carnaval, natal, ano-novo, etc.
 
MEIO AMBIENTE
 
Portal Conexão PB: Meio ambiente é o ponto principal de qualquer ponta pé para o desenvolvimento de uma cidade. Não são vistos projetos de conscientização de moradores, não existe coleta seletiva, eventos... Sabendo que o meio ambiente é tudo para nossa sobrevivência. No seu plano de governo para uma “nova cidade”, existem projetos inteligentes para a melhoria deste quesito na cidade?
 
Candidato: Eu penso que é preciso chegar à escola, começar das crianças, as campanhas para educar para o meio ambiente. Muitas vezes é difícil você dizer para um agricultor que não bote fogo na folhagem, ele aprendeu, que a maneira de limpar é queimar. Se convencermos as crianças e os jovens numa discussão, numa matéria de educação para o meio ambiente, e alarga essa campanha na cidade, então conseguiremos fazer compreender de que a água deve ser usada com cuidado, regularizada, as questões do esgoto e do saneamento básico, o cultivo da terra para não envenenar, da proteção dos rios, mananciais e nascentes, evitar as erosões, têm uma chaga aqui no acesso aos prazeres, na região do santinho, e aos redores do loteamento Nossa Senhora da Conceição, crateras tremendas, por falta de cuidado, temos riscos hoje em nosso município. Queremos com o governo federal, a política do meio ambiente, que implica numa discussão onde todos tem que ser atraídos, a sociedade civil, as igrejas, as escolas, os grupos, as associações, e isso implica do que se planta, do que se colhe, de como lidar com a mata com a água, de como lidar com a própria saúde, como se recolhe o lixo, e assim garantir os meios pra que a gente tenha a tranquilidade de ter uma boa cidade.
 
TURISMO
 
Portal Conexão PB: Que a cidade de Conde é a porta de entrada para diversas belezas naturais do litoral paraibano, isso não podemos negar. São as praias como Jacumã, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus, Praia do Amor e a de Tambaba. A cidade ainda não tem quase nenhuma estrutura para receber estes turistas, a não serem pousadas hotéis particulares. O que pode ser feito para melhorar a receptividade a estes turistas no Conde?
 
Candidato: O turista chegando a Jacumã, na hora que ele quer sair do hotel para ver algo, ir a uma praça, um mini shopping tomar um sorvete, fica difícil. É preciso repensar Jacumã, calçadões, uma infraestrutura decente, com seguranças, garantir a segurança do turista, ampliar a nossa guarda municipal, o turismo é um cartão postal de abertura do Conde, esse turismo pode ser ampliado, com o turismo religioso, por exemplo, dos que vem aos santuário dos servos de Maria em Caxitú, dos que vem conhecer o Santuário do Santinho; o turismo rural, onde podemos fomentar uma coisa muito simples que é ajuda a agricultura familiar, a renda familiar, a exemplo do Terreiro da Noêmia, a galinha com macaxeira e outros pratos próprios, o da Cada lá em Guaxinduba, o do Reginaldo, e outras semelhantes, aonde, alguém que vem de um apartamento ou de um “apertamento” na capital, pode ver o que significa um sítio com plantações diversas, e uma galinha conduzindo uma ninhada de pintinhos, e isso para a criança e para o jovem nos tempos modernos, ainda é interessante de ver. Temos que criar uma estrutura, fazer com quem toda a sociedade do condense participe do projeto, daquilo que é o turismo selecionado para quem vem de fora, do turismo de massa a exemplo do carnaval de Jacumã, do turismo local e do turismo paraibano. Temos as políticas para isso, junto ao governo federal, a PBTUR, vamos atrás das parcerias, e construir uma dinâmica onde esse turismo se reverta também em condições de progresso para o nosso município.
 
ESPORTE
 
Portal Conexão PB: O único local bem frequentado pelos jovens atletas da cidade é o ginásio poliesportivo municipal, fora isso, não há nenhum outro local par prática de outros esportes, como atletismo, vôlei, etc. As praças sequer têm equipamentos como os implantados em cidades da grande João Pessoa, um estilo de academia ao ar livre e equipadas com pequenas quadras. Se o senhor for eleito, o que fará para a cidade se destacar na prática de esportes?
 
Candidato: O único ginásio de esportes da cidade é até central de velórios, então não é possível que o único ginásio sirva para tudo? Ele seria poliesportivo, e só teria essa única função. Queremos primeiro construir mais 4 ginásios de esporte, o poliesportivo da Pousada, de Jacumã, o do Nossa Senhoras das Neves e do Nossa Senhora da Conceição, e levar paras essas praças a serem construídas, esses equipamentos de ginástica, além também da orla de Jacumã; dar condições para que surjam os atletas e existam locações para as modalidades diversas, fazer festivais para o esporte nas escola, olimpíadas interescolares, apoiar os grupos da melhor idade, os grupos das peladas, daqueles que já tem prática, e o nosso estádio de futebol, que nem arquibancadas ganharam nesses anos todos e que não tem sequer vestiários. Nós queremos considerar o esporte nesse município, dando a Gurugi um campo de futebol com vestiário e arquibancada, Jacumã, Mituaçú, Pousada e ainda apoiar as outras iniciativas, quer mirim, quer adultos, por que o esporte é vida e também saúde.
 
 
TRANSPORTE
 
Portal Conexão PB: A frota de ônibus na cidade de Conde está em uma situação precária, a demora na passagem do coletivo, principalmente nos finais de semana, vêem prejudicando muito a vida do condense que precisa ir à capital ou localidades vizinhas, seja para visitar amigos, resolver assuntos pessoais... O que será feito para a melhoria do transporte urbano na cidade?
 
Candidato: Quando era vigário entre 2000 e 2008, participei e ajudei a mediar crises entre momentos do povo e a empresa que aqui servia, e eu sei a angustia do povo e até de algumas comunidades que estão sem ônibus como o caso da Mata da Chica, a dificuldade de Mituaçú. Temos que repensar no jeito de fazer a qualidade de transporte coletivo público, é meta nossa garantir o acesso de quem vai e de quem vem, temos uma palavra de apoio para os alternativos, queremos ajudá-los na sua organização pra que eles possam fazer um serviço de qualidade, queremos ampliar o serviços dos taxistas, e queremos conversar com a Santa Maria (Empresa responsável pelo transporte no município). Primeiro, vamos dar condições de acesso, isso a empresa vai ter, mas queremos saber da frota e é claro o povo do Conde vai ter abrigo nas paradas, iluminação pra noite, e queremos a garantia de um serviço de qualidade, não esquecendo que esses ônibus tem que se adequar para o transporte do idoso, garantir a gratuidade, além da questão das pessoas de necessidades especiais, e preparar a cidade, onde o cadeirante possa transitar, e os prédios públicos a serem construídos por nós, tenham também as condições de acesso para todos, então é da nossa proposta, pensar, transporte público de qualidade e inclusive fazer um circular interno no município, garantindo a interligação entre comunidades, o que não existe, Mituaçú e isolada, Paripe também e Mata de Chica se não for um alternativo, não chega aqui.
 
AGRICULTURA
 
Portal Conexão PB: Seus projetos para a agricultura na cidade, já que sabemos que o município do Conde é rico em plantações de milho, inhame, entre outros.
 
Candidato: Queremos priorizar as melhorias das estradas que dão acesso aos sítios e as comunidades da zona rural, e facilitar o transporte e escoamento da produção, apoiar as iniciativas, a exemplo de cooperativas e associações, queremos buscar os convênios, visando o fortalecimento da agricultura familiar, garantir infraestrutura para as pequenas cooperativas rurais, organizar uma central de abastecimento, que terá espaço para a venda dos produtos dos agricultores familiares, sem figura do atravessador, criar um banco de sementes, fomentar viveiros de mudas, cuidar de que essa produção seja absorvida na merenda escolar, continuar aquilo que já se faz de um modo mais ampliado, dar a nossa secretaria de agricultura as condições de viabilizar de fato aquilo que é vocação do município, a agricultura. Será um desejo nosso dar esse apoio importante para os agricultores. Queremos formar os jovens, trazer uma escola técnica agrícola, vamos lutar para capacitá-los e ajudá-los nessa política de meio ambiente, para que o produto seja sem agrotóxico, de qualidade e fazer hoje uma agricultura de qualidade.
 

PERGUNTA DO INTERNAUTA

 
Gostaria de questionar o Padre Severino Mélo, em relação ao seu vice. O que realmente houve para a mudança?
Pergunta de Joseley Lira
 
Candidato: Estamos construindo democracia, existem mil maneiras de fazer o melhor para um projeto, nesse projeto e coligação agora é a vez do povo PT e PSC o companheiro Sérgio Lourenço, presidente do PSC, nos é de grande valia, no entanto por razões próprias pessoais dele, que já foram declaradas, ele mesmo julgou necessário para uma alavancada maior da campanha, em prol do projeto que temos para a prefeitura, ele mesmo, que não seria viável, passando a bola, para outro companheiro do PSC, indicado por ele, o irmão Ricardo, conhecido como Irmão Kaká, membro da Assembléia de Deus, que de certo modo reúne os irmãos evangélicos, estávamos felizes com Sérgio, e mais felizes ainda por essa madura compreensão política, isso é fazer política de qualidade, então agradecemos e damos continuidade ao nosso projeto.
 
A iluminação pública no Conde é outro ponto que preocupa os moradores sesta cidade, muitas ruas que já sofrem com falta de calçamento e esgotamento sanitário, também chegam a sofrer com a falta de iluminação, isso com certeza aumenta a prática de assaltos, arrombamentos. l o que será feito nesse ponto?
 
Candidato: O povo do conde já paga uma taxa de iluminação pública, e é dever nosso como gestão, dar a infraestrutura dessa cidade, não apenas a iluminação, mas tudo o que se diz respeito ao bem social, ao bem estar do cidadão condense, seja na cidade seja na zona rural, sabe-se que foi no governo do PT de Lula o projeto para que toda a zona rural fosse iluminada, e isso já foram uma conquista e o governo federal conseguiu, queremos melhoras aos ambientes, iluminar, colocar lâmpada onde falta, é um serviço de manutenção que é importante.
 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 
 
Portal Conexão PB: Padre Severino Mélo, porque o senhor merecer ser prefeito da cidade de Conde?
 
Candidato: Fiquei aqui durante 8 anos como vigário da paróquia, sou filho de Pilõezinhos, tive toda minha vida estudantil e religiosa em Guarabira até o caminho do seminário e subir ao altar, o município do Conde foi a minha primeira “noiva” ou a minha primeira “esposa” se assim posso dizer numa linguagem simbólica, a minha primeira paróquia, o primeiro povo com quem eu tive que lidar na administração paroquial e evangelização. Digo que fiquei feliz e aqui aprendi a ser padre, fui abordado em 2004 e 2008 pelos companheiros do PT, na linha de ser aqui prefeito, mas, naquele momento o meu interesse era dar ao povo o que um padre precisa dar na sua gestão de pároco, mas com a veia política, o sangue político de família, eu me senti atraído, por tantos apelos dos pobres, homens e mulheres simples, de pessoas que também constroem nessa cidade, na linha de fazermos aqui, um diferencial político, e foi isso que me levou a estar aqui nessa campanha. Estou pedindo o voto do povo, este povo já conhece o Padre Severino, sabe que ele diz e faz, e sabe também que ele tem fama de construtor, queremos construir, não mais igreja, pois estas já construí, as outras fica por conta do vigário local Padre Eliezer e do vigário de Jacumã Padre Josenildo. Meu intuito com irmão Kaká e uma coordenação de governo se o povo nos eleger, junto à uma equipe competente, vamos reconstruir essa cidade, dando ao povo do conde a dignidade, a visibilidade que eles merecem, e é por me sentir parte desse povo, que eu peço de coração, convido você irmão e amigo, companheiro, companheira, familiar, a considerar a nossa reta intensão e nos dando um voto no 13, o governo federal já governa bem o Brasil conta conosco para governar também o Conde. Nessas eleições de 7 de outubro, queremos governar com você, num amo de sorte que será o ano 13. 2013 para o nosso governo, obrigado!
 
 
"Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade."
 
Hallysson Patrício com Leandro Santos