Eleições 2012: Conheça as propostas do candidato Quintino Regis (PSD) para a cidade do Conde

13/09/2012 07:28

 

A cidade de Conde está localizada na região metropolitana da capital, João Pessoa. Cerca de 20 km de distância. Segundo dados do IBGE 2012, a cidade tem 22.154 habitantes distribuídos em uma área de 173 km². O município é a porta de entrada para as praias mais famosas do litoral paraibano, Jacumã, Tabatinga, Praia do Amor, Coquerinho, Carapibus e inclusive a famosa praia de naturismo, Tambaba e atualmente é administrada pelo prefeito Aluísio Regis (PMDB).
 
O Portal Conexão PB está realizando ‘Rodada de Entrevistas’ com candidatos a prefeito de dois municípios paraibanos. Conde foi a primeira a ser sorteada, logo em seguida foi realizado outro sorteio para definir a ordem dos entrevistados. O primeiro foi o candidato Dr. Quintino Regis (PSD), da coligação “O Conde em boas mãos”. 
 
Ele expõe suas propostas nas áreas de Educação, Segurança, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte, Desenvolvimento Urbano e ainda responde as perguntas feitas por internautas.
 
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
 
EDUCAÇÃO
 
Portal Conexão PB: Candidato sabe-se que a educação é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer individuo seja qual for o seu meio social. Atualmente a cidade conta com 28 escolas da rede municipal de ensino, nelas são fornecidos diversos programas de educação do governo federal, como o ‘Mais Educação’ e outros. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da educação dos Condenses?
 
Candidato: Olha, o Conde hoje ele dispõe de 28 escolas da rede fundamental e médio, nós temos a UAB que é da UEPB, nós temos um IDEBE de 4.2. Que é superior ao de João Pessoa e o de todo litoral se brincar. Nós temos o ensino médio em 3 localidades. Nossas propostas para o futuro do Conde são duas coisas: Primeiro, nós abrirmos a escola de ensino profissionalizante, a exemplo do que é feito em João Pessoa. Onde temos 91 alunos daqui, estudando línguas, turismo... Para capacitá-los a concorrer a vagas de empregos em nosso turismo. E nós temos que está apto a trabalhar, juntamente com estes alunos. Vamos implantar também a escola de Gastronomia. Vamos implantar o CEFET, nós temos que trabalhar esse ensino profissionalizante também não só por conta do turismo, mas também da indústria.
 
SEGURANÇA
 
Portal Conexão PB: Nos últimos meses a cidade de Conde vem sendo destaque nas páginas policiais de principais jornais do estado, somente em agosto foram registrados na base de 4 homicídios , todos com vítimas possivelmente envolvidas com o tráfico de drogas, no início deste mês o destaque foi para um jovem de 16 anos também executado a tiros. Quais são as medidas que senhor tomará para intensificar e inibir a violência na cidade se for eleito?
 
Candidato: Olha, a violência no Conde se dá pela proximidade com a capital, João Pessoa. Como ela está muito próxima e é uma cidade turística, então pra cá a foram muitas pessoas para praticar a marginalidade e vem de João Pessoa para se esconderem aqui no Conde. Então aqui não vai ser diferente de outras cidades, que estão muito próximo a grandes centros urbanos. O que nós temos que fazer são três coisas: Eu acho que primeiro temos que fazer o ensino fundamental integral. Vamos manter o aluno na escola. A segunda coisa que a gente pode fazer em relação a isso ai é você praticar esporte em várias modalidades. E minha pretensão é fazer várias praças esportivas no Conde. Inclusive eu tenho 10 complexos poliesportivos na zona rural para fazer campeonatos internos, dentro do Conde, para que a gente consiga tirar o jovem do uso das drogas, essa é uma das coisas fora a capacitação da nossa guarda municipal.
 
SAÚDE
 
Portal Conexão PB: Nossa redação recebeu várias reclamações em atendimentos em PSF (Posto de Saúde a Família) na cidade de Conde. Falta de médicos e superlotação causa vários transtornos, segundo os usuários destes serviços oferecidos pelo SUS. Que é coordenado pela secretária de saúde do município. O que será feito em relação a esse problema a cidade se o senhor for eleito?
 
Candidato: Olha a falência na medicina não é no município, é no Brasil! A falta de médicos é no Brasil, a falta de estrutura hospitalar é no Brasil! Faltam leitos... Falta condição de internamento, faltam exames. Então a falência começa em nível de Brasil. Eu costumo dizer que a medicina do Brasil está na UTI. Então veja bem, não é só o Conde que tem problemas na saúde. Embora tenham 9 PSF’s, trabalham em quase todos os tempos lotados. Nós temos uma saúde no município muito boa, se levarmos em consideração que foi o município mais bem classificado no litoral da Paraíba, foi o melhor índice SUS que foi no Conde. Prova tanta que a avaliação da campanha de vacinação das crianças foi feita a partir do Conde. Onde foi pago um prêmio pela gestão SUS, melhor gestor SUS do litoral. E fomos o primeiro município a trazer o SAMU, depois de João Pessoa. Fomos primeiros que Campina Grande. Eu acho que a medicina no Conde está bem se não, o SUS não daria um prêmio tão bom pra gente. Agora, a gente não pode dizer que está ótima, porque não é só no Conde! Ela ta mal porque a saúde da Paraíba ta mal e a saúde do Brasil, ta mal.
 
INFRAESTRUTURA
 
Portal Conexão PB: Sabemos que a cidade está carente de calçamento, mais da metade das ruas do município não tem pavimentação, ou seja, prejuízos a motoristas que trafegam na cidade constantemente. A situação se torna pior em tempos de chuvas, com buracos, lama etc. Já em tempo de estiagem a poeira toma conta das vias e causando até problemas de saúde em moradores da região, o que será feito para resolver este problema?
 
Candidato: Vamos pensar Infraestrutura no Conde com 3 temas. Pensar em esgotamento sanitário, que é o principal. Vamos pensar em água encanada e acessos. São esses três temas que a gente pode trabalhar aqui com a infraestrutura. Veja bem, a infraestrutura é um problema muito grave em quase todo o município, mesmo Conde sendo uma economia forte, ela tem problemas, porque é um investimento altíssimo. Para você ter ideia o Conde tem basicamente 0% de esgotamento sanitário. Nenhum governo federal, nenhum governo estadual, até hoje se pré dispôs a trabalhar esgotamento sanitário no Conde. Então pela primeira vez nós temos um pólo turístico forte, que cresceu sozinho, as suas custas e à custa de empresários abnegados que acreditaram que isso poderia melhorar um dia e isso começou a melhorar! Eles começaram sozinhos sem ter acessos as praias, sem ter esgotamento sanitário, sem ter água, são postos artesianos que se confrontam com fossas em 30 metros de distância com águas contaminadas. Se procurar isso ai, é um caos! E agora vamos ter o governo do estado, que vai fazer obras de 32 milhões de reais, de esgotamento sanitário de todas as praias do litoral do Conde. Isso é uma obra fantástica, a melhor obra que o conde recebeu. Vamos melhorar também o acesso a zona rural da cidade. 
 
CULTURA
 
Portal Conexão PB: Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Atualmente a cidade não sedia nenhum evento cultural, seja em praça pública ou até mesmo no único teatro. O que será feito em relação à valorização de grupos e movimentações culturais no Conde?
 
Candidato: Olha, muito! Começa pelo nosso teatro, que estamos com um projeto de até o dia 24 de setembro, a entrega do ministério da cultura o projeto de reformulação total do nosso teatro, capacitando ele a ser um grande teatro da Paraíba. O conde tem uma diversidade cultural muito grande, coco de roda, as cirandas, as danças afras descendentes, nós temos três quilombolas, não vamos esquecer isso e essa população trás pra gente essa cultura africana muito rica, ta certo? Temos mais de 400 músicos de escolas musica, temos 82 artesãos cadastrados no município, vamos fazer o centro do artesão, vamos trabalhar o teatro, vamos fazer dois espaços culturais a céu aberto, uma na praça central. Vamos fazer um coreto, vamos fazer da cidade um lugar cultural. Lá em Jacumã, pegar o Beco da Boemia e fazer dali um espaço sem trânsito de veículos, fazer um coreto também no espaço cultural. E vamos fazer uma concha acústica na praia de Jacumã, onde acontecem os carnavais. Com isso ai nos vamos dar o teatro, essa concha acústica e esses dois espaços culturais, nós vamos com certeza incrementar a cultura em nossa cidade e uma coisa principal, separar a secretaria de educação da secretaria de cultura, nós temos verbas próprias do ministério da cultura que às vezes não chegam até o Conde porque é atrelassadas pela secretaria de educação. Mas defender e trabalhar toda a nossa diversidade cultural com certeza é uma das propostas que tenho.
 
MEIO AMBIENTE
 
Portal Conexão PB: Meio ambiente é o ponto principal de qualquer ponta pé para o desenvolvimento de uma cidade. Não são vistos projetos de conscientização de moradores, não existe a coleta seletiva, eventos... Sabendo que o meio ambiente é tudo para nossa sobrevivência, no seu plano de governo para uma “nova cidade”, existe projetos inteligentes para a melhoria deste quesito na cidade?
 
Candidato: Olha, existe coleta seletiva sim certo!? O que existe no Conde em relação a lixo, é um problema que acontece em todas as cidades litorâneas de grande fluxo turístico. O que eu posso dizer a você é que nos finais de ano, nas atas temporadas, nos temos um problema seriíssimo com o lixo, é que aqui tem várias casas que passam o ano todo fechadas, porque essas pessoas moram em João Pessoa, Campina Grande, Recife e adjacências... E nos finais de ano a população do Conde que é de 25 mil habitantes ou um pouco menos, ela passa para mais de 100 mil pessoas no carnaval e nós não podemos fazer licitações para poder aumentar isso de acordo com que está querendo não! Quer dizer, este aterro sanitário que tem um limite pra gente, os caminhões permanecem os mesmo, quando muito agregamos a atividades de poda, principalmente. Mas é feita a coleta de lixo, agora uma das coisas que pode ser feita é a gente dotar esses carros que faz a coleta, para carros profissionalizados com vasculhastes e tratores, que passaria de levar seis toneladas para 18, porque nossa viagem para o aterro só se dar 1 vez ao dia. Com relação a ecologia, o turismo não se desenvolve sem que haja o respeito a ecologia, por exemplo, estão fazendo agora a urbanização de coqueirinho, as noves barracas da falésia nos estamos tirando elas de lá e colocando em um local, com autorização dos órgãos ambientais. Mas evitando o morador do Conde a não querer fazer um turismo que vá devastar a nossa fauna e flora.
 
ESPORTE
 
Portal Conexão PB: O único local fixo e bem frequentado pelos jovens atletas da cidade é o ginásio poliesportivo municipal, fora isso não há nenhum outro local para prática de outros esportes, como atletismo, vôlei etc. A praça se quer tem equipamentos como os implantados em cidades da grande João Pessoa, um estilo de academia ao ar livre e equipadas com pequenas quadras. Se o senhor for eleito, o que fará para a cidade de destacar na prática de esportes?
 
Candidato: Começa com uma experiência que está dando em João Pessoa, das praças poliesportivas, João Pessoa tem mais de 20 praças como está, a população essas praças como se fossem delas e é! Mudou a qualidade de vida das pessoas, inclusive a alta estima do pessoense com a sua cidade que não existia e hoje tem. Então complexos esportivos como praças, será uma coisa fundamental. Aqui na entrada tem uma praça que eu quero transformar na primeira praça esportiva de Conde, atrás do Ginásio quero fazer uma pista de Skate e de Bicicross para a juventude brincar com aquilo ali. Recuperar a praça da Pousada em Jacumã, que são estaduais, passaram governos e ta do mesmo jeito. Mas eu tenho certeza que com Ricardo (Governador), eu vou conseguir trazer essas quadras pra cá. A de Jacumã e a de Conde! Vou implantar também 10 quadras poliesportivas na zona rural. Esse eu acho que é o primeiro passo para a qualidade para esta mudança.
 

Pergunta do Internauta:

Candidato: Olha primeiro trazer uma informação! Muita gente pensa que o hospital do Conde foi fechado pelo prefeito, coisa que não é verdade! O hospital foi fechado pela AGEVISA, por uma fiscalização que detectou várias irregularidades, deu ao proprietário um termo para que ele corrigisse e ele não corrigiu e optou por fechar. Agora evidentes todos os esforços pudessem ser feitos. Até pouco tempo atrás eu consegui trazer o secretário de Saúde, a arquiteta da secretaria de Saúde e conseguimos fazer uma avaliação com a apropriação da SUPLAM. Do Hospital, todos os estudos estão sendo executados, estão sendo feitos... Agora é como o governador anunciou na semana passada: O prefeito do Conde é do partido PMDB, que é antagônico à do governador e ele disse que me espera encontrar em Janeiro aqui, pra gente reabrir não somente o hospital, mas trazer para o Conde o CEFET, que vai atender todo o litoral Sul.
 
Portal Conexão PB: Por que o senhor merece ser prefeito de Conde?
 
Candidato: Olha eu mereço ser prefeito do Conde, por que eu acho que nesses 3 anos e meio como vice prefeito, eu tenho já 20 projetos estruturantes, lembrando algum deles, Iluminação pública de Conde, água pra Conde, Esgotamento sanitário, abertura do Hospital, o CEFET juntamente com o governador, o novo acesso as praias... Quer dizer, o binário de Jacumã, entre outros projetos que consegui. Essa parte da agricultura, da casa do agricultor que nós temos aqui em três lugares diferentes. Então são vários projetos, o nosso fórum municipal que já ta pra começar no ano que vem, com novo presidente, DRA Fátima Madruga, me parece que vai ser ela. Vamos abrir nosso fórum, transformar o Conde em comarca, pois tem indústrias, tem tudo e ainda é vice comarca de Alhandra. Então são projetos como estes que já fiz como vice prefeito, que acho que me credenciam a fazer 20 vezes mais como prefeito. Conheço a cidade, conheço o Conde, os problemas do Conde e sei onde estão as soluções. Por isso que acho que devo ser prefeito do Conde e conto ainda com a verticalização com os poderes, que é o único prefeito que pode aliar governo da prefeitura, governo do estado e governo federal.
 
Acompanhe a entrevista também em áudio:
estará disponível em alguns instantes
 
“Quintino Regis já atuou com médico no município, empresário e vice prefeito”.
 
A próxima entrevista será feita com o candidato Padre Severino (PT). O Portal Conexão firma seu compromisso de levar as propostas de candidatos aos seus devidos municípios, de forma séria e respeitosa. Perguntas sobre diversas áreas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.
 
"Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade."
 
Eleições 2012 / Portal Conexão PB
Hallysson Patrício com Leandro Santos