Dicas para seu filho se divertir nas férias sem gastar demais

17/07/2012 10:35
Sempre que as crianças entram em férias escolares, é provável que os gastos dos pais com o lazer dos filhos cresçam. Uma boa dica para economizar nas férias é planejar todas as atividades realizadas durante o mês com antecedência. 
 
Inclua no seu orçamento quanto pretende gastar durante o período e converse com seu filho sobre a importância de economizar para que todos os passeios possam realmente ser realizados.
 
Desenvolva algumas atividades em casa ou no condomínio e estimule a criançada a brincar com os amigos e a realizar gincanas. Converse com os vizinhos sobre a possibilidade de contratação de um grupo de recreação. Em dias frios, faça uma sessão de filmes com pipoca em casa e estimule o filho a chamar os amigos. 
 
Não sair de casa geralmente sai bem mais barato. 
Se o filho fizer questão de ir ao cinema, por exemplo, estimule-o, se possível, a ir em dias de semana ou à tarde. Neste período, há diversas salas que fazem promoções e cobram menos pelos ingressos.
 
Consulte também a programação cultural da cidade. É provável que você encontre diversas atividades gratuitas, como exposições ou atividades em parques. Se optar por fazer uma viagem em família mesmo sem ter muito dinheiro, escolha cidades vizinhas ou praias mais próximas. Fazer grandes viagens nessa época do ano custa em média 30% mais caro que na baixa temporada. 
 
Apesar de não serem necessariamente baratos, os acampamentos de férias também podem ser uma boa opção. Fechando um pacote para seu filho nas férias, ele terá um período de lazer repleto de atividades. 
 
Para pais de filhos pré-adolescentes, os cuidados devem ser ainda maiores. Nesta idade a garotada quer sair com os amigos, comer fora e visitar parques de diversão.
 
Neste caso, é importante estabelecer limites. Pague uma mesada semanal e transfira para ele a responsabilidade de fazer um bom uso do dinheiro de forma o tirar o máximo de diversão daqueles recursos.
 
É importante não ceder às pressões nem abrir exceções neste período para que o adolescente aprenda o valor do dinheiro. Lembre-se que crianças que ganham tudo com facilidade tendem a se tornar adultos mais acomodados e menos dispostos a correr atrás do que sonham.
 
Imagem: Ilustrativa