Dia dos namorados

12/06/2012 15:51

 

Dia dos Namorados é uma data especial
É uma comemoração surgida como forma de homenagear os deuses Juno e Lupercus, que eram conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, a população fazia uma grande festa, para agradecer a fertilidade da terra, onde os rapazes faziam sorteios, colocavam o nome das moças em papéis e, o nome sorteado seria o de sua futura esposa.
 
Como antigamente, a maioria dos casamentos eram "arranjados" pelas famílias, o que muitas vezes impediam os casais apaixonados de selarem seu amor. Um padre  de nome Valentino, resolveu realizar cerimônias às escondidas quando os casais fugiam, para que eles não ficassem se a benção divina,  e foi a partir dessa história que os Estados Unidos e Europa resolveram considerar o dia 14 de fevereiro, o dia de São Valentim (Valentine's Day), homenageando o padre, e ficando definido como o dia dos namorados.
 
Já aqui no Brasil a história é um pouco diferente, o empresário João Dória, que havia chegado do exterior, trouxe a ideia do dia dos namorados como uma forma de aquecer as vendas, então escolhendo o da 12 de junho, na realidade, véspera de Santo Antônio que na nossa cultura é o Santo Casamenteiro.
 
Realmente o dia dos namorados aquecem as vendas no comércio em todo o país, as pessoas costumam presentear seus namorados, maridos, esposas, como forma de demonstrar seu amor e carinho, geralmente os casais saem para trocar presentes, um jantar romântico, demonstram a paixão que sentem um pelo outro e compartilham os bons momentos de dedicação e carinho entre ambos.
 
Mas claro que como somos bastante criativos, estamos sempre procurando novas formas de comemorar o dia dos namorados, de forma a não ficar tão na rotina, as vezes começar o dia com um café da manhã, flores, mensagens por telefone, as vezes até algumas inusitadas, como outdoors e declarações em locais públicos, entre outras.
 
O importante nesta data é você usar sua criatividade e mostrar todo o seu romantismo àquela pessoa especial em sua vida.
 
 
Hallysson Patrício
Foto: Ilustrativa