Cresce população indígena no estado

19/04/2012 09:56

 

A cidade de Marcação, litoral norte da Paraíba, tem a segunda maior proporção de população indígena do país, atrás somente de Uiramutã, em Rondônia. Baía da traição é o quarto município do Brasil neste quesito. Segundo dados do último censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba tem o segundo maior crescimento no número de índios.
 
O censo, realizado em 2010 pelo IBGE, revelou que existem 19.149 índios paraibanos, o que corresponde a cerca de 0,5% da população do Estado. E o estudo mostra tendências de crescimento já que o aumento desta população do ano de 2000 para o ano de 2010 foi de 6,6% ao ano, o que corresponde 9.061 pessoas a mais. Foi o segundo maior crescimento em estados brasileiros, atrás somente do Amazonas.
 
No Brasil, os índios estão presentes em 80,5% dos municípios do país. A população soma cerca de 817 mil pessoas, o que corresponde a 0,4% dos habitantes brasileiros. No ano de 2000, esse número era de cerca de 714 mil pessoas, o que representa um crescimento anual de 1,1% ao longo desses 10 anos.
 
Segundo a pesquisadora Nilza Pereira, do IBGE, ainda não é possível explicar o motivo dessa maior distribuição dos indígenas pelo país. Uma das hipóteses é que as pessoas estejam revalorizando sua identidade ancestral, já que a declaração da etnia é feita pela própria pessoa entrevistada.
 
“Ainda estamos analisando os dados e isso deve ficar mais claro na pesquisa que vamos divulgar em breve. Mas talvez etnias que estariam supostamente extintas podem estar se reassumindo. É um ressurgimento dessa população”, disse.
 
Tambaú 247 / Yordan Cavalcanti
Foto: Ilustrativa