Conheça as propostas de Paulo Nogueira para Cabedelo

25/09/2012 14:28

Logo após passar pela cidade de Conde, o Portal Conexão PB fechará a suas rodadas de entrevistas com prefeitáveis no município de Cabedelo.

A cidade está localizada na região metropolitana da Capital João Pessoa. Aos seus quase 18KM de distância, a cidade contém, segundo dados do IBGE 2012, 60.226 Habitantes distribuídos em 31,42 quilômetros quadrados. A cidade atualmente é governada pelo prefeito José Regis (PDT). 

O primeiro sorteado a participar da rodada foi o candidato Paulo Nogueira (PMN). Confira a entrevista na íntegra:
 

Educação

Portal Conexão PB: Candidato, a melhoria da qualidade e ampliamento da educação são essenciais para o desenvolvimento de qualquer município. Uma boa ideia que está dando certo em muitos municípios brasileiros é a educação de tempo integral. Você pretende expandir essa atividade nas escolas de Cabedelo?
 
Candidato: Primeiramente gostaria de agradecer ao Conexão PB por essa oportunidade de entrevista com todos os candidatos, isso ai mostra a imparcialidade desse órgão de comunicação, vocês estudantes, a darem oportunidades a todos candidatos a relatarem aqui aquilo que pretendem com a cidade. Bem, assim como candidato e se Deus assim permitir futuro prefeito de Cabedelo, eu quero na verdade fazer essa escola em tempo integral uma realidade em Cabedelo. Agora a gente não pode pegar todas as escolas do município e transformá-las em tempo integral, pois há necessidade de espaço pra isso. Hoje as escolas “são muitas acanhadas”, são reformas que tenham sido feitas, mas não tem dado a condição necessária para o Tempo Integral. Nós queremos aplicar este ensino em Cabedelo e vamos começar devagar, de principio muita gente não sabe, mas a cidade não constrói uma escola há 20 anos. Tem um exemplo em Oceania onde o prefeito disse que construiu uma escola, isso não é verdade. Ele apenas reformou um prédio antigo e entregou aos alunos. Então nos vamos construir escolas onde os jovens façam atividades, fazer cursos, ter espaço para o lazer deles. De principio vamos construir três escolas públicas de tempo integral, não é caro e acredito que o ministério da educação, com o prefeito, com outros deputados que estarão junto conosco para implantar isso ai. Pra concluir, em Cabedelo temos 14 bolsa de estudos em saúde para a Faculdade de Ciências Médicas e o que nós queremos fazer!? Nós queremos cobrar isso para que isso se torne realidade, não apenas cobrar! Queremos dar oportunidade aos jovens o direito deles participarem dessas bolsas de estudo que estão sendo perdidas, já em 4 anos que perdemos uma faixa de 30 bolsas de estudos e isso poderíamos ter muitos jovens se formando hoje na Faculdade.  
 

Saúde

Portal Conexão PB: Por diversas vezes recebemos denuncias de PSF’s superlotados e muitas vezes com falta de médicos. O que o senhor fará para evitar esses tipos de transtornos? E em relação à instalação de uma unidade de pronto atendimento (UPA), o senhor visa trazer essa ideia para Cabedelo, como João Pessoa trouxe e está dando certo?
 
Candidato: Cabedelo já foi beneficiada com uma UPA, infelizmente é o compromisso que não existe do atual gestor em fazer funcionar. Com essa que ganhamos, vamos fazer que ela funcione de verdade e vamos tentar trazer outra UPA. Mas a localização dela ainda não está bem definida, mas queremos implantá-la no Bairro de Renascer, por ser um distrito onde há uma população com contingente bem maior e bem mais carente. Além de ficar distante do centro da cidade, onde temos o Hospital Padre Alfredo Barbosa e esse anexo, onde vamos ter que fazer uma reforma muito grande para ele não ser um anexo. Na saúde nós teremos esta UPA e vamos colocá-la para funcionar o mais urgente possível. Com relação aos Postos de Saúde, a gente observa que não foi feito nada nesses últimos 20 anos em Cabedelo em relação à saúde. Depois de Dr. Júnior (Ex-Prefeito da cidade), não tivemos mais a construção de Postos de Saúde e nós precisamos aumentar o números de PSF em Cabedelo. Temos um sendo feito por sinal em Oceania que já era pra ter terminado este mês e não foi terminada, está lá... Solto! E não vai ser entregue neste mês. Agora temos uma questão bem básica, primeiro a valorização dos profissionais da saúde, depois em relação aos médicos que tem férias, minha gente doença não tem férias! Então é a irresponsabilidade do atual prefeito em fazer com que os médicos tenham férias e não existam substitutos. Hoje a falta atendimento nos PSF’s é simplesmente por este fato, o médico tira férias e os pacientes ficam sem atendimento e essa é a reclamação em todos os Postos de Cabedelo. E vamos tirar os postos de casas alugadas, é uma comodidade muito grande dos prefeitos a fazerem com que outras pessoas acordem com ele, que façam acordos com ele, para que eles continuem em poder, alugando suas casas.  Isso ai é IMORAL, nós temos que colocar Postos de Saúde em sues verdadeiros locais. Construção de Postos de Saúde é uma responsabilidade nossa, nós temos que construir isso ai, tudo que for casa alugada nos vamos construir Postos com dignidade. Às vezes sentimos que muitos nem tem acessibilidade, as pessoas com deficiência chegam lá e o paciente tem que ser atendido lá fora porque a cadeira de rodas não entra no espaço onde está o médico. Nós vamos dar mais atenção a Saúde de Cabedelo neste sentido! 
 

Cultura

Portal Conexão PB: Em Cabedelo temos diversos grupos e movimentos culturais a exemplos da Nau-Catarineta, Lapinha, Coco de Roda etc... Além do nosso único teatro municipal que por sinal, se quer recebe uma atração cultural e ainda está mal preservado. Nosso Portal tem até imagens exclusivas do prédio, cadeiras quebradas forro do teto caindo, escada que leva ao segundo piso rachada. O que o senhor fará para valorizar estes grupos culturais e em relação ao nosso teatro, o que será feito?
 
Candidato: Olha nós tivemos um grupo em Cabedelo que ta preocupado com a Cultura na cidade e a gente discutindo a respeito no que falta naquele Teatro, eu acho que falta uma melhor administração! Nós precisamos ter pessoas comprometidas com a Cultura de Cabedelo. Nós precisamos fazer uma reforma total não apenas nesses que você citou, mas no piso observamos como ele está cada vez mais feio. Precisamos construir outro espaço e deixando o Teatro apenas para apresentação, ele não seja pra você fazer atividades preparatórias como dança e outros, ele seja apenas para apresentação. Temos que construir um espaço para essas atividades e deixamos o Teatro de fora, isso vai preservá-lo por muito mais tempo. Planejamos um centro de convenções em Cabedelo, para palestras e até mesmo será usado pelas pessoas que usam atualmente o Teatro para prática de atividades. Agora tem uma coisa que me chamou atenção em reunião com grupos, é a realização de uma ‘Lona Cultural’, que vai funcionar da seguinte forma: Nós vamos colocar esta Lona a disposição das comunidades, a exemplo vamos colocar durante 6 meses no Renascer essa espécie de Lona em formato de um circo, redondo... Aonde lá vai se aprender dança, vai ter apresentações de grupos culturais, curso de Teatro e etc. Vamos fazer com que a comunidade esteja presente nessa Lona Cultural, ai depois essa Lona vai se deslocando para outros bairros levando as mesmas atividades para reunir a população. Uma coisa super interessante, os músicos, eles não estão sendo valorizados. Nós queremos nas épocas Carnavalescas, época Junina, nessas épocas festivas ao invés de você trazer grandes nomes gastando milhões, dá de fato um apoio aos nossos músicos. Ai dessa forma nós queremos fechar o que seja a cultura de Cabedelo. 
 

Infraestrutura

Portal Conexão PB: Cabedelo sofre com a falta de infraestrutura e isso e perceptível. São ruas esburacadas, falta de calçamento em vários bairros da cidade. Intermares é um dos que mais sofre com o abandono da gestão atual, em tempos de chuvas os moradores vivem um transtorno atrás do outro. Como está o tema infraestrutura em seu plano de governo para o município?
 
Candidato: Eu acho que infraestrutura é um dos principais fatores que nós vamos fazer em nosso governo, eu estive fazendo um levantamento com um engenheiro a respeito do que falta para Cabedelo com relação à Infraestrutura, porque infraestrutura é calçamento e rede de esgoto. Mas calçamento nós teríamos uma faixa de 30 a 35 quilômetros de calçamento o que isso ai não seria grande investimento, com isso ai nós acabaríamos com esse problema em Cabedelo. Evidentemente fazendo calçamento com rede de esgoto, que é essencial e é fácil. Então nos precisamos antes de qualquer coisa, deixar a cidade bonita, lógico que não devemos parar de pensar nos principais, Educação e Saúde. Mas é preciso dar acessibilidade a tudo que você pensar. Vamos acabar com esse problema em Cabedelo e não é alongo prazo não, é em curto prazo. Talvez com esses quatro anos nós vamos sanar boa parte da cidade deste caos. Não vamos falar assim: Ah Intermares é um Bairro rico, precisa.... Muito! E acho que é falta de respeito dos últimos gestores imaginarem que o bairro de Intermares por ser um Bairro de uma condição financeira mais alta e que os bairros populares, onde tem votos para eles e largarem. Não, pelo contrário... Nós vamos ver o Intermares porque sabemos que construindo uma boa infraestrutura naquele bairro, vamos ter condições de haver novas dentro daquele bairro. Havendo novas obras, há uma economia maior que existirá emprego e renda para o povo de Cabedelo. Então a gente ta pensando neste sentido para que a agente possa dar melhor condição ao povo de Cabedelo com relação ao emprego e renda. 
 

Turismo

Portal Conexão PB: Cabedelo é a porta de entrada para muitos turistas, principalmente para aqueles que vêem pelo mar. A cidade é “abençoada”, podemos dizer assim, pelas suas belezas naturais. Temos também monumentos históricos como a Fortaleza de Santa Catarina e dentre outras atrações. O que o senhor fará para melhorar o turismo na cidade? O senhor visa qualificar jovens para se tornarem guias sabedores da história do município? 
 
Candidato: Interessante que mesmo sem o governo municipal ter essa preocupação, nós temos já temos jovens que já são preparados para isto e nós vamos preparar mais jovens. O Turismo não pode ser feito de brincadeira, a gente não tem Turismo em Cabedelo hoje, o Turismo aqui é zero. Nós temos sim, um Turismo contemplativo, o Pôr do Sol de Jacaré, que não diz nada a Cabedelo. Por sinal até exploram o Pôr do Sol como se fosse de João Pessoa. A nossa preocupação e eu acho que tem que ser de qualquer outro gestor é de que o Turismo se torne uma renda para o município. Quando nós pensarmos que o Turismo tem que se tornar uma renda para a cidade, existe automaticamente uma preocupação por conta disso. Para que o Turismo dê um retorno, como te falei, precisamos de uma infraestrutura pra isso ai andar. Temos uma coisa super interessante e nós estudamos e colocamos em nosso plano de governo, que é a mata natural de Cabedelo. Nós queremos fazer daquela mata um dos principais pontos turísticos de Cabedelo, não como um ponto contemplativo como o Pôr do Sol que por sinal está abandonado, mas nós queremos fazer daquela mata o Eco Turismo, onde haja uma participação dos turistas, atividades de trilhas etc. Atualmente não temos um Turismo que prenda a pessoa aqui. Vamos criar um espaço dentro da mata, que mal foi cercada pelo prefeito, só foi cercado na frente e na lateral esquerda, custou aos cofres públicos mais de 1 milhão de reais e nada foi feito. Vamos cercar 100% a mata e nós vamos calçar a lateral e iluminá-la para que as pessoas possam caminhar tranquilamente por ali, hoje as pessoas caminham as margens da BR, isso é um perigo. Com isso as pessoas vão poder caminhar tranquilas, com segurança, ao redor de toda a mata. Vamos criar ali dentro uma espécie de lagoa, onde em tempos de chuvas aqueles moradores que sofrem com as águas, não se preocupem mais, pois vamos implantar um escoamento delas para dentro dessa lagoa que será construída. Vai ser espetacular!
 

Esporte

Portal Conexão PB: A prática de esporte é essencial para a melhora da qualidade de vida dos nossos jovens. Temos um grande modelo de um ginásio poliesportivo e quadras, além de espaços ao ar livre para diversas práticas de esporte, realização de campeonatos... Mas que infelizmente não é bem explorado pela atual gestão. Como será o ESPORTE na cidade, se for eleito?
 
Candidato: O Esporte eu tenho definido em nosso projeto de governo, eu vamos construir cinco campos de futebol em Cabedelo entre Salinas Ribamar e Miramar. Nós temos em fato hoje um campo de futebol, João Figueiredo de Lima e que ele não pertence à prefeitura, mas pertence ao Miramar Esporte Clube. Nós vamos estudar ele de fato que tem histórias de que ele pertence ao município e que foi doado irregularmente e nós vamos ver se há veracidade disso. Se não houver, nós vamos construir o nosso próprio estádio. Então nós vamos construir cinco campos de futebol, o que será estes campos de futebol? O exemplo que temos em João Pessoa, cercar os campos, fazer o gramado e colocar duas traves. Fizemos cálculos e não vai custar mais do que 150 mil reais, temos condições de fazer isso Porque cinco campos de futebol? Por que nós queremos que as comunidades participem, temos times de futebol onde treinam crianças em locais inadequados e nós vamos entregar estes campos onde os profissionais possam ensinar as crianças com mais qualidade. Nós temos em Renascer, o problema com relação a uma quadra de esportes que foi abandonada irresponsavelmente pelo prefeito Zé Regis, que prometeu reformar, derrubou todinha e ta lá o povo hoje sem a quadra. Nós vamos reconstruir aquela quadra, vamos fazer uma quadra decente para aquele bairro, além de um ginásio. Nós queremos colocar nossos jovens para praticar esporte, queremos dar outra cara para Cabedelo em relação ao Esporte na cidade. 
 

Segurança Pública

Portal Conexão PB: A cidade de Cabedelo cresceu muito nesses últimos anos, mesmo com gestão desacelerada. Lógico que a onda de fatos policiais tem aumentado nos últimos tempos, a polícia militar da Paraíba vem atuando muito na cidade para combater a criminalidade. Mas o foco maior é a nossa guarda municipal, como ela poderá contribuir para combater essa onda de insegurança na cidade?
 
Candidato: Vou iniciar culpando o prefeito Zé Regis sobre à situação de que se encontram os nossos jovens hoje. Eu digo a ele como gestor público, não como pessoa, mas como gestor público. É a pessoa principal culpada de tantos crimes que tenham acontecido, de tanta droga ter entrado aqui... Devido à irresponsabilidade do prefeito Zé Regis. A gente observa o seguinte, que eu faço sempre essa conta e vou fazer pra você. Há 8 anos que esse prefeito está no governo, você imaginando as crianças, há 8 anos arás, muitos deles mortos, eles tinham apenas 12 anos de idade. Se nós tivéssemos uma política pública séria, um prefeito que tivesse o compromisso com o povo não teríamos tantas mortes, tantos problemas de jovens envolvidos com drogas, nós podíamos ser uma cidade diferente. Eu temo que prefeitos irresponsáveis entrem e nós passamos mais 4 anos com nosso jovens, nossos adolescente, nossas crianças que por não ter o que fazer acabem caindo no mundo da droga e que a cada dia mais aumente a nossa violência. Eu acho que a violência começa por isso, não tem como o governo dizer: ah eu não tenho culpa, ah precisa disso, daquilo... Não! Todo governo tem culpa, como os pais também têm culpa às vezes. Mas os pais hoje vão colocar seus filhos pra onde? Se eles moram e uma cãs com dois, três quartos, pouco espaço para ele se divertir, não tem como... Ele vai ter que sair pra esquina. Então é responsabilidade do governo municipal construir algo que dê a essa criança, a esse adolescente a oportunidade de ser um cidadão. Vamos ver o problema da guarda municipal, isso foi uma questão muito interessante e aproveitada a gestão de Dr. Júnior (Ex-Prefeito) e eu achei interessante, temos que aproveitar o que é bom, é que ele soltou os guardas municipais na rua e é importante nossos homens e mulheres nas ruas. Não fazemos um policiamento, porque isso é por conta da Policia Militar, fica por conta do estado, mas queremos nossa guarda ali presente, nas praças, nas poucas praças que existe a uma depredação muito grande por falta da presença de nosso contingente municipal. Vamos qualificar a nossa guarda, vamos dar a eles as condições melhores, falando financeiramente. O governo do estado quer muito essa parceria, guarda com policiais, a presença desses homens é muito bom para a segurança na cidade, eu até parabenizo o Ricardo Coutinho (Governador da Paraíba) por essa força que tem dado e que vem ajudando a combater a criminalidade aqui na cidade.
 

Meio Ambiente

Portal Conexão PB: Meio ambiente é a base de tudo que pensamos para o desenvolvimento de uma cidade. Em Cabedelo falta conscientização da população sobre o assunto, arborização, uma coleta de lixo adequada, campanhas nas escolas... O que será feito nesse setor?
 
Candidato: Primeiro conscientizar a população, a população não faz coisa por si só, é quando há um estimulo do gestor público que aconteça isso. Nós vamos fazer com que isso aconteça. Nós sabemos que o meio ambiente de hoje, existe a degrado do leito do nosso Rio Paraíba, falta de responsabilidade do prefeito porque ele não ta investindo, fazendo com que haja moradia digna pra população daquele local, há uma quantidade enorme de favelas, sendo criadas em locais inadequados em Cabedelo... Não podemos ter essa situação em uma cidade como Cabedelo, que tem uma das maiores arrecadações do estado, não éramos para ter favelas, éramos pra ter governos responsáveis. Eu acredito que nós temos que começar a imaginar uma responsabilidade maior com relação à ecologia, temos dois espaços, o espaço que vamos fazer com que as pessoas imaginem e seja incentivado a participar diretamente do processo de ecologia, do processo de você não contaminar o rio, de você não levar a ruas sujas como temos em Cabedelo... Um programa muito interessante que nós vamos implantar em Cabedelo, vai ser facílimo e garanto que com 3 meses essa campanha que nós vamos fazer, o povo não vai nem soltar papel no chão em Cabedelo, nós queremos criar um costume ao povo a saber que lixo é no lixo, isso é uma campanha simples, não vai gastar muito, pelo contrário, vamos incentivar nosso jovens participarem dessas campanhas diretamente. Vemos nossa orla marítima, o desrespeito que há com o meio ambiente, tem que fazer um contingente, um material humano que possa levar até eles uma conscientização. Não podemos que as pessoas possam melhorar se o governo não participar, só vai melhorar se o gestor público estiver presente!
 

Emprego e Renda

Portal Conexão PB: A economia de Cabedelo é enorme, um pólo gigantesco de oportunidades para os nossos cidadãos cabedelenses. Como esse tema será trabalhado na sua gestão, se for eleito?
 
Candidato: Tem um ditado aqui, ai eu culpo mais uma vez o gestor... Mas o povo diz assim: Ah, tudo é culpa do gestor? Mas tudo é à base do gestor, porque o gestor é o pai! Eu considero assim, se eu como pai de minha família eu não tomo conta, eu não procuro responsabilidade pra eles, então tudo cai por cima de mim. Existe uma coisa que eu quero tirar dessa imagem de Cabedelo, é que dizem ai em alguns distritos e em João Pessoa, é de que contratam pessoas de Cabedelo porque não preguiçosas. E eu quero tirar essa visão, eu acho que não se contrata por que não temos pessoas qualificadas. Primeira coisa que nós vamos imaginar em Emprego e Renda para os nossos jovens é a qualificação. Vamos criar cursos que sejam interessantes para cada área, os cursos que você faz hoje no centro de formação de Cabedelo são bons, mas depois não dá condições dele ir para o mercado de trabalho. Nós temos uma área muito grande hoje de comércio na BR 230 e que não é explorada pelo governo municipal. O município tem como obrigação tirar o “rabo” da cadeira e ir até as empresas e lá conversar com seus gerentes, com seus diretores e dizer: Olhe nós temos ‘x’ pessoas em Cabedelo que estão precisando de emprego, qual curso que você vai precisar pra ter essas pessoas atendendo a você? A gente pode fazer uma parceria, não é necessário fazer parceria de papel, mas parceria de está presente, de dizer assim: eu estou brigando pelo povo de Cabedelo. Agora tem um fato, que nós vamos fazer em Cabedelo em duas comunidades carente, vamos construir dois galpões e vamos colocar lavanderia pública com 10 máquinas de lavar, curso de corte e costura... dar uma ocupação para essas pessoas mais carentes e fazendo elas ganharem dinheiro. 
 

Pergunta dos internautas

Jairtes Martins Lima (Facebook)

Os problemas de infraestrutura em nosso bairro (Portal do Poço) são antigos. O que será feito para diminuir ou sanar os problemas causados na época das chuvas? Com relação à infra-estrutura para melhorias na rede de água, de esgoto, para a drenagem de águas pluviais, entre outros. O que será feito?
 
Resposta do candidato: É super interessante a sua pergunta Jairtes, e eu acho que já respondi quando eu falava da mata natural de Cabedelo. Nós vamos um escoamento dessa água para a lagoa que será feita dentro da mata natural, ai com certeza o seu bairro não ficará mais com esse problema de água. Em seguida nos vamos partir para a infraestrutura, nós não vamos pensar em fazer negócios de um mês depois para, temos que começar em Janeiro agora para quando chegar ao mês de Junho, nas chuvas tenha mais este problema no bairro.
 

Gabriel Márcio (Email)

Olá Paulo Nogueira, moro no centro da cidade. Lembro nos velhos tempos da Center lanches, que ficou abandonada por anos, logo depois virou uma viela de esgoto a céu aberto. Há um tempo o atual prefeito calçou o local, tirando toda aquela sujeira, depois de muita pressão popular. Hoje não passa de uma rua vazia. O que o senhor acha da implantação de um mine mercado de artesanato naquele local? E por quê?
 
Resposta do candidato: Olha Gabriel, eu não sei por que esse prefeito não aproveitou isso, uma coisa tão simples de ser feita. Foi muito errônea, ele não fez calçadão ali, não fez rua, ele não fez nada! Nós temos que fazer daquele local, um lugar aonde a população vá está presente durante a noite, bem iluminado, com artesanato, com alguns quiosques, não com venda de bebidas alcoólicas, mas com lanches. Então é isso, vamos fazer um local onde a população possa está reunida.
 
Portal Conexão PB: Porque o senhor merece ser prefeito de Cabedelo?
 
Candidato: Eu acredito que mereço ser prefeito de Cabedelo porque me preparei para isso, eu já fui candidato com o Marcos Patrício, que infelizmente hoje não está concorrendo e se estivesse seria outra oportunidade para a população porque é uma pessoa séria, uma pessoa que está destinada a trabalhar pelo povo, não para grupos políticos. Eu estou candidato hoje e mereço ser prefeito, porque estou bem mais preparado que os outros e acima de tudo, tenho um compromisso a assumir para o povo, eu quero tirar Cabedelo dessa inércia, dessa coisa parada que está hoje. Nós queremos mudar Cabedelo, queremos transformar Cabedelo para o povo e ao deixar Cabedelo nas mãos de grupos políticos e grupos econômicos, queremos uma Cabedelo limpa, uma Cabedelo onde o povo possa ter de volta a sua dignidade e estou preparado para tudo isso. 
___________________________________________________________________________________________________________________________
 
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
 
Leandro Santos
Foto: Hallysson Patrício