CONFIRMADO: CBTU anuncia instalação de Veículos Leves sobre Trilhos na Capital

03/08/2012 22:04

 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba (CBTU-PB) anunciou que vai instalar oito composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em João Pessoa. De acordo com a assessoria da companhia, o novo equipamento será um presente para a cidade pelos seus 427 anos de fundação, comemorados neste domingo (5).
 
Segundo o projeto da CBTU, o VLT vai substituir os trens antigos que funcionam na Grande João Pessoa há quase 60 anos. A meta é colocar o VLT em atividade até a realização da Copa do Mundo de 2014.
 
Cada composição tem três carros de passageiros e deverá ser adquirido ainda neste ano. A audiência pública para a licitação desse novo equipamento deverá acontecer no próximo dia 13, no Rio de Janeiro.
 
No projeto também está prevista a construção de novas estações em Bayeux e Santa Rita e adequação das outras já existentes. A CBTU estima que o número de usuários transportados pelo órgão vai crescer dos atuais 12 mil por dia para aproximadamente 40 mil por dia. Os intervalos entre as viagens também devem diminuir de uma hora para 20 minutos ou 30 minutos.
 
Para o superintendente da CBTU - João Pessoa, Lucélio Cartaxo, essa compra que será realizada pela Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro, trará uma nova realidade para o transporte público de passageiros na Região Metropolitana da capital. “Com essas aquisições teremos condições de oferecer um transporte com a melhor qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto do Estado, implantar a integração entre trem e ônibus, retirando veículos das ruas, melhorando o tráfego e trazendo mais gente para se locomover de trem”, afirma.
 
Segundo o órgão, o VLT da Capital terá facilidade de integração a outros sistemas de transportes existentes e atende às normas internacionais de veículos ferroviários, além de possui ar condicionado, duas cabines de comando que permitem que o veículo opere em monovia, baixo potencial poluidor, baixo consumo de biodiesel e ter capacidade para transportar 562 passageiros por viagem.
 
O Ministério das Cidades informou que cerca de R$ 96 milhões serão liberados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos para a aquisição dos novos trens para a Capital paraibana. 
 
Foto: Divulgação