Confira as propostas de Luceninha para Cabedelo

04/10/2012 13:11

 

A cidade está localizada na região metropolitana da Capital João Pessoa. Aos seus quase 18KM de distância, a cidade contém, segundo dados do IBGE 2012, 60.226 Habitantes distribuídos em 31,42 quilômetros quadrados. A cidade atualmente é governada pelo prefeito José Regis (PDT). 
O primeiro sorteado a participar da rodada foi o candidato Paulo Nogueira (PMN), o segundo da rodada foi o candidato Wellington Brito (PSB) e o último candidado é Luceninha (PMDB) aonde você confere a sua entrevista na íntegra logo abaixo:
 
Educação
 
Portal Conexão PB: Candidato, a melhoria da qualidade e ampliamento da educação são essenciais para o desenvolvimento de qualquer município. Uma boa ideia que está dando certo em muitos municípios brasileiros é a educação de tempo integral. Você pretende expandir essa atividade nas escolas de Cabedelo?
 
Candidato: Em relação à Educação, primeiro nós temos que fazer uma reestrutura no PCCE. Nós criamos esse plano de cargos em 2004 e a partir da criação desse plano, realmente nós temos um corpo de docente em nosso município com um percentual muito elevado de professores graduados, pós-graduados e mestrandos. Inclusive estou participando da conclusão do mestrado com 20 professores do município então, vamos dar fundamental importância a você ter o corpo docente totalmente qualificado para que você possa mostrar uma boa educação. Quanto à escola de tempo integral, vamos ampliar, pois já existe em Cabedelo, não podemos chegar e implantar o ensino integral em todas as escolas de uma vez, a ampliação será gradativamente. Nós teremos o final de outubro, novembro e dezembro para fazer um planejamento pra que já possamos iniciar o ano tendo um total conhecimento da situação em toda a cidade e todas as áreas, não só educação, mas sim, esporte, infraestrutura... Em todas.
 
Saúde
 
Portal Conexão PB: Por diversas vezes recebemos denuncias de PSF’s superlotados e muitas vezes com falta de médicos. O que o senhor fará para evitar esses tipos de transtornos? E em relação à instalação de uma unidade de pronto atendimento (UPA), o senhor visa trazer essa ideia para Cabedelo, como João Pessoa trouxe e está dando certo?
 
Candidato: Quanto à instalação da UPA em Cabedelo, a localização é feita e decidida pelo Ministério da Saúde. Então a avaliação feita pelo Ministério da Saúde achara mais adequada ser instalada no Portal do Poço. Mas nós temos outras comunidades também que temos que não só tentar a instalação, que esse ano com certeza não será instalada esta UPA, só no próximo ano. Então vamos ver se conseguimos também criar mais uma UPA para levar ao Distrito de Renascer, por que nós temos 10 comunidades, nós temos praticamente uma população com aproximadamente 15 mil habitantes, temos Renascer 1, 2, 3... João Paulo I, II... Jardim América, Alfa, Gama, Salinas Ribamar. Então são todas essas comunidades que estão circulando em torno do Distrito de Renascer, por isso é de fundamental importância a instalação de outra UPA, só que essa no bairro de Renascer. A principal reclamação hoje em Cabedelo é a falta de médicos, isso é um absurdo! Nós precisamos fazer uma avaliação, como frisei na pergunta anterior, no final de outubro, novembro e dezembro, vamos visitar todos os PSF’s do município e vamos inteirar de uma forma geral da situação desse quadro que existe. É assustadora a quantidade de reclamações, a falta de médicos, na parte da tarde, muitos não está funcionando, então nós que fazemos essas caminhadas em todas as comunidades, aonde nós chegamos ouvimos essas reclamações. Nós vamos ficar conhecedores da situação através dessas caminhadas que estamos realizando e após as eleições para que possamos a partir de Janeiro tomando algumas providencias. O concurso foi realizado e homologado, vamos ver quais os profissionais que foram contemplados com a sua aprovação e nós vamos procurar chamar essas pessoas.
 
Cultura
 
Portal Conexão PB: Em Cabedelo temos diversos grupos e movimentos culturais a exemplos da Nau-Catarineta, Lapinha, Coco de Roda etc... Além do nosso único teatro municipal que por sinal, se quer recebe uma atração cultural e ainda está mal preservado. Nosso Portal tem até imagens exclusivas do prédio, cadeiras quebradas forro do teto caindo, escada que leva ao segundo piso rachada. O que o senhor fará para valorizar estes grupos culturais e em relação ao nosso teatro, o que será feito?
 
Candidato: Primeiro nós vamos colocar pra comandar a Cultura, aqueles que fazem parte da Cultura! Foi um compromisso nosso, fizemos reuniões com todos os profissionais da área e eu vou colocar a Cultura pra ser comandada por eles. A Cultura de Cabedelo é muito rica, são diversos grupos, manifestações... As quintas culturais que acabou não funciona mais. Então vamos ouvi-los, colocar tudo isso em prática por que é muito rica a nossa massa cultural, temos a Paixão de Cristo que é a segunda maior do Nordeste perdendo apenas para Nova Jerusalém em Pernambuco. Temos que fazer uma parceria com a presidência da Fortaleza para fortalecer essas atividades. A nossa preocupação é reativar o fundo da cultura, nós criamos essas lei Padre Alfredo Barbosa com incentivos fiscais para que os profissionais da Cultura possam elaborar seus projetos, na época eu já era vereador, foi entre 97, 98 e daí nós temos nossos profissionais como Dona Teca do Coco, a Nau-Catariente que já tiveram oportunidades de gravarem seus CD’s e é isso, nosso intuito é fazer com que a Cultura de Cabedelo funcione, porque ela é muito rica, não só aqueles grupos culturais do centro, mas sim do, Renascer, Jacaré... Nós temos o conhecimento desses grupos que estão parados por que não há um incentivo do poder municipal e nós vamos dar esse incentivo aos nossos artistas.
 
Infraestrutura
 
Portal Conexão PB: Cabedelo sofre com a falta de infraestrutura e isso e perceptível. São ruas esburacadas, falta de calçamento em vários bairros da cidade. Intermares é um dos que mais sofre com o abandono da gestão atual, em tempos de chuvas os moradores vivem um transtorno atrás do outro. Como está o tema infraestrutura em seu plano de governo para o município?  
 
Candidato: A cobrança de infraestrutura vem daqui do Salinas Ribamar à Beira Mar. Eu e meus amigos cabedelenses votamos no deputado Wilson Filho e Cabedelo será contemplada com algumas emendas que ele está levando para a bancada da Paraíba, que nós do PMDB temos 5 deputados federais, temos o nosso senador Vitalzinho... Vamos fazer o máximo possível, nós temos 3 projetos hoje de infraestrutura no ministério do Turismo, que é o Projeto Orla, onde está orçado em 45 Milhões de reais, que será uma das emendas para 2013 que eles irão colocar. A drenagem e pavimentação de Intermares é outro projeto que nós temos pronto e já readaptado para 2013, para que nós possamos colocar nas emendas do deputado Wilson Filho e da bancada para 2013, que são exatamente 30 Milhões de reais. Nós vamos fazer o saneamento dos bares da praia de Jacaré, você sabe que há um tempo, no ano passado, a SUDEMA estava proposta a retirada daqueles bares. Então é um projeto que também está pronto na prefeitura, também será uma das emendas do deputado Wilson Filho, onde fica orçado em 2,5 Milhões. Fora estes projetos, que já estão prontos, nós vamos para a conclusão do saneamento, por que saneamento é tudo numa cidade, o saneamento é de fundamental importância hoje para a melhor saúde, melhor qualidade de vida. A conclusão do saneamento na cidade incluindo a drenagem de alguns bairros, que precisam ser feita, por conta das águas. Cabedelo tem uma deficiência muito grande pela natureza, por que Cabedelo está no nível do mar, então quando as galerias estão cheia e quando a maré ta cheia, as águas batem no mar e voltam. Então a gente tem um problema muito grande nessa parte da drenagem, então é de fundamental importância a conclusão disso também, para que possamos elaborar este projeto de drenagem das águas pluviais no município de Cabedelo. 
 
Esporte
 
Portal Conexão PB: A prática de esporte é essencial para a melhora da qualidade de vida dos nossos jovens. Temos um grande modelo de um ginásio poliesportivo e quadras, além de espaços ao ar livre para diversas práticas de esporte, realização de campeonatos... Mas que infelizmente não é bem explorado pela atual gestão. Como será o ESPORTE na cidade, se for eleito?
 
Candidato: Nosso ministro faz parte da coligação PCdoB, que é o ministro do Esporte e os vamos tentar a construção de uma vila olímpica, um estádio de futebol, Cabedelo onde tem duas equipes profissionais, mas realizando os seus jogos em Campina Grande ou em Santa Rita então, isso não pode acontecer. Partindo para o lado amador, nós temos em Cabedelo funcionado apenas um ginásio poliesportivo e duas quadras de Esporte, que é a quadra da Campina da Vila e a do Renascer 3. A quadra do poço não tem condições de utilização, a quadra do Renascer 2 não tem condições de utilização... Vamos fazer uma adaptação, vamos adaptá-las. Serão construções de quadras poliesportivas em todos os bairros, Salinas Ribamar, Camboinha, Recanto do Poço, Jardim Manguinhos, há uma cobrança em Camboinha, há uma cobrança na Vila Feliz, uma cobrança geral da população na prática de esportes. Até as escolas hoje no município não tem, acabou a prática de esporte! Antigamente era uma exigência, estava na grade curricular e hoje não tem o funcionamento, a prática de esporte. Com a implantação dessas quadras poliesportivas vamos fazer com que os profissionais da parte de educação física com aqueles que já passaram e deu o que tinha que dar, o profissional de futebol, Futsal... Vamos trazer estes profissionais com bastante experiência, fazer uma qualificação com eles, para tentar trazer eles para o meio da comunidade para que possam passar a sua experiência para os jovens de nosso município. Por isso será de fundamental importância a construção dessas quadras, precisamos com certeza, a cidade precisa disso e está inserido em nosso plano de governo, vamos fazer isso junto com o ministro, que é do PCdoB e vamos conseguir fazer essa implantação aqui no município, pode ter certeza disso.
 
Segurança Pública
 
Portal Conexão PB: A cidade de Cabedelo cresceu muito nesses últimos anos, mesmo com gestão desacelerada. Lógico que a onda de fatos policiais tem aumentado nos últimos tempos, a polícia militar da Paraíba vem atuando muito na cidade para combater a criminalidade. Mas o foco maior é a nossa guarda municipal, como ela poderá contribuir para combater essa onda de insegurança na cidade?
 
Candidato: A primeira coisa que a gente tem que fazer é uma parceria com a Policia Militar e voce dar condições para que a Policia militar esteja pelo menos com as guaritas em funcionamento, os policiais militares hoje estão apenas dentro dos seus carros a chuva e sol, dando cobertura ao nosso município, mas de uma forma totalmente abandonada. Não tem parceria prefeitura com a policia militar, os vamos ter isso ai. Vamos colocar profissionais na parte de segurança, nós temos uma reclamação hoje dos órgãos públicos estarem totalmente abandonados, então isso não justifica hoje, são praticamente 200 guardas municipais e a prefeitura ainda não dá uma cobertura, nas escolas temos reclamações muito grandes, dos alunos, dos pais destes alunos... A falta da guarda por perto. Vamos olhar isso ai com bastante carinho, vamos fazer a implantação de câmeras na cidade, tudo isso. É um trabalho que envolve essa parceria, vamos ouvir quem tem uma maior experiência que é a Policia Militar. Então de acordo com essa parceira entre nós, vamos fazer com que a nossa segurança venha realmente melhorar.  
 
Meio Ambiente
 
Portal Conexão PB: Meio ambiente é a base de tudo que pensamos para o desenvolvimento de uma cidade. Em Cabedelo falta conscientização da população sobre o assunto, arborização, uma coleta de lixo adequada, campanhas nas escolas... O que será feito nesse setor?
 
Candidato: Vamos primeiro tentar instalar a Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo dentro da mata de nossa cidade, é uma mata com apenas 2 KM quadrados e vamos levar essa secretaria lá pra dentro. Vamos fazer uma trilha ecológica lá dentro , vamos faze uma trabalho de coleta seletiva, temos que fazer uma trabalho educativo dentro das escolas. É um trabalho que realmente você só terá resultado com anos e anos na frente. Ai você tem que começar iniciar. Então se os governos passados já tivessem realizando esse trabalho, a gente iria apenas dar continuidade. Por isso vamos implantar esse trabalho para que os futuros gestores que venham dê continuidade ao trabalho que nós iremos realizar ao longo desses 4 anos. 
 
Emprego e Renda
 
Portal Conexão PB: A economia de Cabedelo é enorme, um pólo gigantesco de oportunidades para os nossos cidadãos cabedelenses. Como esse tema será trabalhado na sua gestão, se for eleito?
 
Candidato: O projeto de emprego e renda é de fundamental importância, primeiro nos temos que partir para a qualificação! Existe uma reclamação muito grande das empresas que estão localizadas no município de Cabedelo e sempre quando eu participo de entrevistas, de debates eu friso em duas empresas que dão totais oportunidades ao cabedelense, O moinho Tambaú dos 220 funcionários que eles têm 140 é de Cabedelo, O café São Braz é outro, é uma empresa que está há décadas instalada em Cabedelo e nós temos diversos irmãos cabedelenses trabalhando lá, então eu sempre faço elogios a essas duas empresas. Por isso é de fundamental importância a qualificação, vamos qualificar por que vamos implantar o centro de qualificação em nossa cidade, vamos descentralizar, para que nós possamos após um ano de trabalho nós teremos um banco de dados e você com banco de dados, com certeza poderá chegar a cada empresa dessas instalada nas margens da BR 230, fazer uma cobrança, fazer parcerias... Será de fundamental importância.
 

Pergunta dos internautas

Angelina Mendonça
Quais as propostas de Luceninha para Ponta de Campina? Pois tenho uma tia que mora lá, logo após Intermares e todos os anos no inverno as ruas ficam terríveis. Também sou eleitora de Cabedelo, interessa a mim e a minha família esse avanço.
 
Candidato: Existe uma cobrança que nós presenciamos, ouvimos de Intermares, escutamos de Ponta de campina também, vem exatamente da infraestrutura, quem conhece ponta de campina, basta ir no inverno, aí fica conhecendo exatamente a comunidade, nossa preocupação maior gira em torno do saneamento, a drenagem e a pavimentação e pode ter certeza de nós iremos fazer isso.
 
 
Bruno Medeiros
Moro no bairro do Poço, não temos um local de entretenimento, como atividades ao ar livre, práticas de esportes, etc... O que o senhor fará pelo nosso bairro?
 
Candidato: Temos uma quadra que foi coberta em 2008, mas inacabada. Vamos concluir, pois  é a única área que tem não só para a prática de esportes, mas para eventos culturais e religiosos, vamos fazer a melhoria. No Recanto do Poço, vamos implantar na área próxima a igreja católica,  uma quadra poliesportiva com pracinha e anfiteatro, é uma área grande onde podemos fazer toda essa adaptação, e de fundamenta importância a instalação desses equipamentos para uma melhoria da qualidade de vida do povo.
 
Júlia Freire
Caro Luceninha, o calçadão do povo, como Zé Régis colocou o nome, não serve para absolutamente nada. O que o senhor fará daquele local vazio?
 
Candidato: E uma área eu vamos estudar, com os artesão de Cabedelo, mas só iremos fazer um governo em parceria com a população, há alguns profissionais que pedem que aquela área seja adaptada para implantar um mercado de artesanato, mas vamos reunir todos os artesão do município, e saber se realmente aquela é área é ideal para a implantação deste mercado de artesanato. Recebemos muitos navios de turísticos, mas ao chegar no porto,  turistas entram nos ônibus de turismo e vão direto pra João pessoa, então, pretendemos fazer um terminal de desembarque do turismo, onde estes vão descer na Fortaleza de Santa Catarina, e por que não ao sair da fortaleza, fazer um visita a um centro de artesanato? Mostrar tudo o que você tem na cidade, artesanato, turismo, apresentar o que Cabedelo tem.
 
Portal Conexão PB: Candidato, porque o senhor merece ser prefeito de Cabedelo?
 
Candidato: A população de Cabedelo já nos escolheu. As pesquisa vem apontando mais de 80% de aceitação e isso é fruto de um trabalho que nós já fizemos durante 3 mandatos com vereador e 2 mandatos como gestor da câmara municipal, sempre pagando em dia e antecipado, o povo conhece  nosso trabalho, esse conhecimento de Salinas Ribamar a Beira mar, Cabedelo é uma cidade rica, mas de um povo pobre, a população não aguenta mais e eu tenho essa intimidade com a pobreza de Cabedelo. É uma oportunidade que a população está concedendo a mim e ao meu vice prefeito, com certeza Cabedelo não terá decepção por que nos vamos trabalhar diariamente pra o povo de Cabedelo. Vamos trabalhar no esporte, na saúde, da Educação... Vamos buscar diminuir o índice de mortalidade entre nossos jovens, que é muito grande e isso é uma meta do nosso governo. Cabedelo será outro município, eu vou mostrar isso para Paraíba, vou fazer com que o nosso povo tenha orgulho de ser cabedelense. Por isso aqui agradeço a vocês do Conexão PB por levar minhas propostas ao município de Cabedelo e primeiramente a Deus, segundo por Cabedelo está dando essa chance e com certeza, dia 7, domingo, Cabedelo vai decretar uma votação esmagadora para urnas de Cabedelo isso ai é o que sentimos a cada dia que passamos nesta campanha, muito obrigado e que Deus abençoe a todos nós! 
______________________________________________________________________________________________________________________________
 
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
 
Leandro Santos
Foto: Hallysson Patrício