Carro do futuro encolhe ao estacionar Carro do futuro encolhe ao estacionar Carro do futuro encolhe ao estacionar

05/03/2012 09:02

 

Hiriko City Car
Hoje em dia é tão difícil encontrar vagas nas ruas para estacionar, ainda mais em grandes cidades e durante horários de pico. Os espaços estão cada vez menores e movimentados, sem falar que os carros não são nada pequenos. E a poluição causada pela fumaça emitida dos escapamentos? Mas isso vai mudar, ainda que a passos curtos. Para estacionar com maior facilidade, o Hiriko encolhe e fica com apenas 1,70 metros de comprimento
 
Um projeto criado por um consórcio de empresas na Espanha chama atenção pela praticidade e a iminência de seu lançamento. É o Hiriko City Car, que, segundo seus idealizadores, começa a ser produzido em 2013. Trata-se de um mini-carro, de porte semelhante ao do Smart Fortwo, construído com materiais de baixo impacto ambiental e munido de motorização totalmente elétrica. Seu foco é o trânsito urbano.
 
  A ideia de praticidade norteou o desenvolvimento do carro, que teve ainda participação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos. Prova disso é a eficiência do carro ao estacionar. Para facilitar a tarefa e liberar mais espaço nas ruas, o carro encolhe. Isso mesmo! Um sistema recolhe a traseira do veículo para baixo do mesmo, reduzindo seu comprimento de 2,70 metros para meros 1,70 m. Assim é fácil.
 
Vamos mensurar o quanto um carro deste tamanho pode ser prático. Um quarteirão de 100 metros de extensão comporta, por exemplo, 36 Honda Civic (de 4,52 metros de comprimento mais um espaço para manobras), divididos entre os dois lados da rua. Se em vez do sedã fosse o Hiriko, caberiam 74 unidades no mesmo espaço.
 
O carrinho espanhol, que pesa apenas 450 kg, ainda não emite nenhuma partícula poluente no meio ambiente. A propulsão do veículo, elétrica, é garantida pela energia armazenada em baterias de ion lítio. Segundo a empresa, a recarga poderá ser feita em tomadas residenciais. Já o desempenho do Hiriko é apropriado para o meio ao qual foi concebido. Para andar na cidade de forma eficiente, a velocidade máxima pode ser limitada em 50 km/h, o que permite ao veículo percorrer até 120 km sem precisar recarregar. Entretanto, o limitador pode ser desligado e o carro assim é capaz de alcançar 90 km/h. A autonomia, porém, fica comprometida – a marca não especifica o quanto.
 
No plano dos espanhóis, o Hiriko é um carro moderno de apelo popular. O preço divulgado até o momento é de € 12.000 (cerca de R$ 27.430, sem taxas), isso ainda sem contar os incentivos governamentais que o veículo deve receber na Europa e Estados Unidos, que devem ser os primeiros mercados a receber o produto.
 
IG
(Foto: Divulgação)